Wellington Lima defende aprovação da PEC da Segurança e reforça diálogo com o Congresso Nacional para fortalecer a segurança pública

Wellington Lima defende aprovação da PEC da Segurança e reforça diálogo com o Congresso Nacional para fortalecer a segurança pública

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Wellington Lima,PEC da Segurança,PEC da Segurança Pública,Ministério da Justiça,Congresso Nacional,segurança pública,SUSP,combate ao crime organizado,tráfico de armas,Renarme,Brasil Contra o Crime Organizado,homicídios no Brasil,polícia técnica,perícia criminal,Governo do Brasil,segurança nacional,integração policial,política de segurança,Congresso e segurança pública,aprovação da PEC da Segurança,criminalidade no Brasil

O ministro da Ministério da Justiça e Segurança Pública, Wellington Lima, reforçou nesta quarta-feira (13), durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, a importância da aprovação da PEC da Segurança Pública para ampliar a integração entre forças policiais e fortalecer o combate ao crime organizado no Brasil.

Segundo o ministro, a proposta, que está em tramitação no Congresso Nacional, conta com diálogo permanente entre a pasta e os parlamentares.

“A relação do Ministério da Justiça com o Congresso é a melhor possível, com diálogos muito produtivos. Na Câmara, nós tivemos mais de 480 votos favoráveis em dois turnos. Foi fundamental o apoio do presidente da Casa, Hugo Motta. Sobre isso, nós temos um diálogo permanente, semanal, com o Congresso”, afirmou.

A PEC da Segurança Pública é uma iniciativa do Governo Federal que propõe dar status constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública, com o objetivo de ampliar a coordenação nacional entre forças de segurança federais, estaduais e municipais, promovendo inteligência integrada, planejamento estratégico e ações conjuntas no enfrentamento à criminalidade.

Combate ao tráfico de armas

Durante a entrevista, o ministro também destacou que o enfrentamento ao tráfico de armamentos é uma das prioridades do Ministério da Justiça, especialmente após o lançamento do programa Brasil Contra o Crime Organizado.

Dentro da nova estratégia, o titular da pasta citou a criação da Rede Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Armas, Munições, Acessórios e Explosivos como uma das principais iniciativas para fortalecer a segurança nacional, ampliar o rastreamento de fluxos ilícitos e enfraquecer financeiramente facções criminosas.

A estrutura contará com operações integradas, mobilizações periódicas e investimentos em tecnologia, permitindo maior monitoramento da circulação ilegal de armamentos dentro e fora do país.

“Essa rede possibilitará a formulação de um mapa e de um roteiro das medidas necessárias para prevenir esta modalidade de ingresso de armas no país. Faremos uma política de endurecimento nessa área”, destacou o ministro.

Redução de homicídios e fortalecimento da perícia

Outro ponto abordado foi a redução dos índices de homicídios. Segundo Wellington Lima, o rastreamento de armamentos ilegais é fundamental para diminuir o poder bélico de organizações criminosas e reduzir crimes violentos.

O ministro também destacou o fortalecimento do Indicador Nacional de Elucidação de Homicídios, ferramenta criada para padronizar e medir o esclarecimento de assassinatos e feminicídios em todo o território nacional.

De acordo com ele, o governo pretende ampliar investimentos em polícia técnica, perícia criminal, equipamentos especializados, além de programas de capacitação profissional e especialização das autoridades responsáveis pelas investigações.

“Nós vamos melhorar os dados investindo em polícia técnica, em perícia, em equipamentos específicos e na formação das autoridades policiais locais que investigam homicídios e latrocínios”, afirmou.

O programa Bom Dia, Ministro é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e da Empresa Brasil de Comunicação, com participação de veículos de comunicação de diferentes regiões do país.

Relacionados