COSEMS/SC alerta para baixa cobertura vacinal contra gripe em Santa Catarina e mobiliza municípios

COSEMS/SC alerta para baixa cobertura vacinal contra gripe em Santa Catarina e mobiliza municípios

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
vacinação contra gripe em Santa Catarina,COSEMS SC,cobertura vacinal gripe,vacina influenza SC,saúde pública Santa Catarina,campanha vacinação gripe,grupos prioritários vacina gripe,vacinação idosos Santa Catarina,vacinação gestantes SC,vacinação crianças gripe,Unidades Básicas de Saúde,influenza em Santa Catarina,vacinação gratuita gripe,Atenção Primária saúde,imunização em Santa Catarina,campanha de vacinação SC,cobertura vacinal baixa gripe

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS/SC) está mobilizando os municípios catarinenses para ampliar a vacinação contra a gripe no estado. A entidade alerta que a cobertura vacinal dos grupos prioritários ainda não atingiu 37%, cenário considerado preocupante para a saúde pública.

Os dados mostram índices ainda mais baixos entre públicos considerados mais vulneráveis às complicações causadas pela influenza. Entre as crianças, a cobertura está abaixo de 25%. Já entre gestantes, o percentual não chega a 44%, enquanto entre idosos o índice está pouco acima de 40%.

Diante do cenário, a entidade orienta as secretarias municipais de saúde a reforçarem estratégias de comunicação e mobilização para ampliar a procura pela imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A recomendação é que os municípios utilizem diferentes canais para conscientizar a população, incluindo portais oficiais, redes sociais, rádios comunitárias, carros de som, equipes da Atenção Primária e ações locais de busca ativa.

Para a presidente do COSEMS/SC, Sinara Simioni, o momento exige atuação conjunta entre os municípios.

“A vacinação contra a gripe é uma medida segura, gratuita e essencial para proteger a população, especialmente crianças, gestantes, idosos e pessoas com maior risco de agravamento. Quando a cobertura vacinal fica baixa, aumentam as chances de complicações, internações e pressão sobre a rede de saúde”, afirmou.

Segundo ela, a mobilização local tem papel decisivo para aproximar a população das salas de vacina e melhorar os índices de imunização no estado.

Além da proteção individual, a vacinação contribui para reduzir a circulação do vírus e minimizar os impactos das doenças respiratórias durante os meses mais frios do ano.

A entidade destaca ainda que os municípios têm papel estratégico na ampliação da cobertura vacinal, seja por meio da divulgação das campanhas, da facilitação do acesso às vacinas ou da orientação das equipes de saúde para identificar pessoas que ainda não se imunizaram.

A vacina contra a gripe está disponível gratuitamente nas unidades de saúde para os grupos prioritários.

Para o conselho, ampliar a vacinação é fundamental para reduzir internações e diminuir a pressão sobre os serviços de saúde em todo o estado.

Relacionados