Transformar o ambiente hospitalar por meio do amor, do humor e da gentileza é o objetivo da Terapia do Riso, uma iniciativa que está encantando pacientes, familiares e profissionais de saúde no Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Todos os sábados, voluntários fantasiados de palhaços e acompanhados de um violão percorrem os leitos do hospital, levando música, brincadeiras e piadas para todos.
Um exemplo emocionante foi o caso de Sophia Fagundes de Lima, de quatro anos, que estava internada na pediatria com febre alta e vômitos. A visita dos “doutores do riso” fez a menina sorrir novamente. “Achei muito legal e divertida essa iniciativa. A Sophia estava bem desanimada, mas com a visita dos palhaços ela deu uma reagida”, comemorou a mãe, Franciele Fagundes de Lima.
A Secretária de Saúde, Aline Leal, explica que o projeto já havia sido realizado no hospital anos atrás e foi retomado neste mês. As visitas acontecem todos os sábados à tarde e têm como objetivo humanizar o ambiente hospitalar. “É uma ação linda, que deixa a passagem dos pacientes pelo hospital mais leve e esperançosa”, destacou.
A iniciativa é totalmente voluntária e conta com a participação dos grupos Uniriso (projeto de extensão da Uniasselvi) e Rede da Alegria. A coordenadora da atividade, Gevelyn Cássia Almeida, ressalta que o projeto respeita os protocolos hospitalares. “Antes de entrarmos nos quartos, pedimos permissão e só fazemos a visita se o paciente autorizar”, explica.
No último sábado (22), mais de 140 pessoas foram atendidas, incluindo pacientes, acompanhantes e profissionais da Maternidade, Clínicas Médica e Cirúrgica, Pediatria e Pronto Socorro.
Projeto Futuro
A Secretária Aline Leal adianta que a iniciativa tem sido tão bem recebida que a intenção é torná-la permanente. “Estamos estruturando um projeto para que mais grupos possam participar, garantindo que essas visitas aconteçam com mais frequência e de forma constante”, finalizou.