A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) promoveram, nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, a primeira edição de 2025 do Encontro de Ideias. O evento, realizado no Auditório da FIESC, em Florianópolis, contou com a presença do Ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, que debateu o Acordo Mercosul-União Europeia e suas implicações para o cenário econômico.
O encontro também teve a participação do político português Miguel Relvas e do secretário executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos do Governo de Santa Catarina, Paulo Bornhausen. A mediação foi conduzida pelo cientista social, diplomata e economista Marcos Troyjo.
Pedro Reis destacou a importância das parcerias internacionais e apresentou insights sobre investimentos, linhas de financiamento, cadeias de valor, economia circular e sustentabilidade. “O mundo busca, hoje, parcerias internacionais. E quando casamos competências, nos tornamos grandes. Agora é o momento de fazer acontecer. Temos uma janela de oportunidades que pode contribuir para o nosso crescimento”, afirmou o ministro.
O Encontro de Ideias faz parte da programação anual da ADVB/SC para fomentar o debate sobre temas estratégicos que impactam a economia e o setor empresarial. “Os Encontros de Ideias proporcionam insights estratégicos, fortalecem o networking e nos ajudam a compreender o cenário econômico, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento de Santa Catarina e do país”, destacou o presidente da ADVB/SC, Ricardo Barbosa Lima.
Dados do Comércio Exterior entre Santa Catarina e Portugal
O MDIC e o Observatório FIESC apontam dados da balança comercial entre Santa Catarina e Portugal no ano de 2024. O Estado exportou US$ 68,04 milhões em produtos para o país europeu, sendo a madeira em bruto o principal produto de exportação, enquanto as importações somaram US$ 314,31 milhões, sendo o azeite puro o principal produto de importação ao estado.