Depois de iniciar a semana em Nova Iorque com o SC Day, a comitiva catarinense liderada pelo governador Jorginho Mello chegou a Washington para uma série de reuniões técnicas com a International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial especializado em estruturar concessões e parcerias público-privadas. O governador apresentou três obras estratégicas para destravar a logística do estado: a rodovia ViaMar, o primeiro Plano Ferroviário de Santa Catarina e o Transporte Marítimo.
O chefe do Executivo enfatizou a relevância do sistema portuário catarinense. No primeiro trimestre de 2025, os terminais do estado movimentaram 718,4 mil TEUs — quase 20% de todos os contêineres que circularam pelo país no período, percentual superior à média brasileira, reforçando a necessidade de corredores terrestres mais eficientes para conectar o interior aos portos.
Nesse cenário, Jorginho Mello detalhou a ViaMar, corredor de 145 km paralelo à BR-101, com seis faixas (três em cada sentido), ligando Joinville ao Contorno Viário da Grande Florianópolis. Os projetos executivos dos quatro primeiros lotes — totalizando 95 km entre Joinville e Itajaí — estão em elaboração desde outubro de 2024.
O orçamento preliminar da obra é estimado em R$ 9 bilhões, e o Governo pretende viabilizá-la por meio de uma PPP de longo prazo, com engenharia financeira acompanhada pela IFC. Segundo o governador, o novo eixo rodoviário “trará alívio imediato para o Litoral Norte e aumentará a competitividade dos portos catarinenses”.
A segunda prioridade foi o Plano Ferroviário. Dois corredores concentram os esforços atuais: o ramal de 319 km entre Chapecó e Correia Pinto, com contrato de projeto até final de 2025, e a chamada Ferrovia dos Portos, 62 km entre Araquari e Navegantes, com projeto previsto para 2025. Os investimentos ultrapassam R$ 12 bilhões (US$ 2,3 bilhões), dos quais US$ 2 bilhões são para o trecho Chapecó–Correia Pinto.
Para garantir segurança jurídica às concessões, o Governo abriu em fevereiro uma consulta pública sobre a Lei Estadual de Ferrovias, etapa final antes do envio à Assembleia Legislativa. A proposta concede autonomia ao Estado para licitar trechos ferroviários e delegar ramais federais com concessão próxima do fim. A população teve 30 dias para sugestões.
O Transporte Marítimo em áreas metropolitanas como Grande Florianópolis, Região de Itajaí e Norte também está na pauta. O Governo visa iniciar projetos e concessões para fomentar novas alternativas de transporte público.
Com o suporte técnico da IFC, Santa Catarina planeja concluir em 2025 as modelagens econômicas da ViaMar e dos dois eixos ferroviários, com meta de iniciar a contratação — via PPP ou concessão plena — já em 2026, consolidando-se como o principal hub logístico do Sul do Brasil.