Central de Atendimento à Dengue em Itajaí Registra 40 Casos nas Primeiras 48 Horas de Funcionamento

Central de Atendimento à Dengue em Itajaí Registra 40 Casos nas Primeiras 48 Horas de Funcionamento

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Central de Atendimento à Dengue,Itajaí,dengue,Hospital Marieta Konder Bornhausen,Prefeitura de Itajaí,Secretaria Municipal de Saúde,casos confirmados,São Vicente,Cidade Nova,Itaipava,Cordeiros,UPAs,doenças infectocontagiosas,verão,sintomas de dengue

Central de Atendimento à Dengue (CAD), inaugurada no último sábado (01/03) em Itajaí, já registrou 40 atendimentos nas primeiras 48 horas de funcionamento. Entre os casos, destaca-se o diagnóstico positivo de uma gestante e a internação de uma pessoa em estado grave, que foi encaminhada para tratamento no Hospital Marieta Konder Bornhausen.

A CAD foi implantada pela Prefeitura de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de oferecer suporte especializado para o tratamento de doenças infectocontagiosas, especialmente a dengue. O espaço funciona 24 horas e tem capacidade para atender até 700 pessoas por dia, contando com 12 leitos (ampliáveis para 20), salas de coleta de exames, sala de espera e uma equipe qualificada de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Até a última sexta-feira (28/02), o município de Itajaí registrou 124 casos confirmados de dengue e 723 casos prováveis, sem nenhum óbito. O bairro com o maior número de casos é o São Vicente, com 27 confirmações, seguido por Cidade NovaItaipava e Cordeiros.

A iniciativa visa reduzir a sobrecarga nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), onde doenças como dengue, gripes, resfriados e diarreia representam 30% a 40% das buscas durante o verão. A população pode acessar a CAD diretamente no Hospital Marieta Konder Bornhausen, localizado no centro de Itajaí, através do Pronto Socorro na Rua Sete de Setembro.

Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da prevenção, orientando a população a eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, como recipientes que acumulam água parada. Além disso, é essencial buscar atendimento médico ao apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, diarreia e dores no corpo, que são comuns em casos de dengue e outras doenças infectocontagiosas.

Relacionados
plugins premium WordPress