O Encatho & Exprotel 2024, que teve início na terça (23.07) no CentroSul, em Florianópolis, prosseguiu nesta quarta-feira (24.07), com uma programação intensa, recheada de reflexões e compartilhamento de informações. O que esperar da hotelaria e do turismo nos próximos anos? Como a Indústria 5.0 pode impactar seu negócio? Esses são alguns dos questionamentos que o Encatho & Exprotel busca responder, nesses três dias do evento, enquanto oferece um espaço de troca e aprendizado contínuo.
O encontro, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), está comemorando sua 35ª edição com grande estilo e um compromisso com o desenvolvimento do turismo e da hotelaria no estado. O objetivo é ampliar os horizontes dos participantes e encontrar as respostas que transformarão a atuação de cada um no setor.
Durante toda a quarta-feira, foram apresentadas, em sete salas paralelas, seis palestras, três painéis, Simpósio, além de reuniões de entidades do setor.
A Exprotel abriu a tarde para a visitação do público com dezenas de empresas apresentando produtos e serviços que atendem a variados perfis de empresários e diferentes tipos de meios de hospedagem e empreendimentos. No local, os visitantes encontram desde itens para higiene e limpeza até sistemas de gestão empresarial.
Público fala sobre as soluções encontradas na 33ª Exprotel
Na Exprotel há uma diversidade de produtos, como louças e artigos para mesa posta, além de serviços como impulsionamento em redes sociais e gestão de conversas no WhatsApp. O espaço também abrange destinos turísticos locais, playgrounds e soluções em energias alternativas. As opções oferecidas abrangem diversos setores, atraindo a atenção de profissionais e empresários de todas as áreas do negócio. “Estou visitando a Exprotel em busca das novidades e das novas tecnologias em um espaço único, com muitas opções”, destacou Alessandra Medeiros, gerente comercial da EcoHotel Navegantes.
Já Fernanda Ubanski, secretária executiva, disse que fechou uma parceria com a Matinali têxtil. “Em agosto teremos o retiro da empresa e estou procurando na Exprotel brindes para os colaboradores. Já encontrei”.
Diego Artur Tamanini, empresário do ramo de Hotelaria, está participando do Encatho & Exprotel, pela primeira vez. “Vim buscar conhecimento que está desenvolvido na área e uma forma adequada de começar esse ramo de uma maneira mais profissional. Estou muito satisfeito com o evento, para mim está 100%”, disse. Diego iniciou unidades de locação e está construindo sua primeira pousada no Sul da Ilha de Florianópolis.
Maiele Marina, gerente da rede de hotel Valerim, falou sobre a importância do evento para conhecer diferentes opções de fornecedores. “Queremos renovar o estoque do enxoval da nossa rede hoteleira. Encontrei novidades e tendências em outras áreas, produtos que nem estava procurando. Também venho a feira prestigiar os parceiros, que sempre tem algo novo para contribuir em conforto e fidelidade para os hospedes”, disse.
O Rumo da gastronomia Catarinense e a valorização dos nossos produtos
A palestra “O Rumo da Gastronomia Catarinense e a Valorização dos Nossos Produtos” conduzida pelo Chef Felipe Silva, abordou a crescente valorização dos produtos regionais e a transformação da gastronomia em Santa Catarina. Felipe Silva destacou a importância de redescobrir e integrar ingredientes locais na alta gastronomia, trazendo uma nova perspectiva à culinária catarinense. Os principais temas apontados foram a influência europeia e tradição catarinense e as oportunidades na gastronomia hoteleira. “A valorização dos produtos catarinenses está moldando um novo rumo para a gastronomia local, promovendo sustentabilidade e inovação. É preciso valorizar o estado de Santa Catarina e sua rica cultura gastronômica”, disse o Felipe Silva, Chef no Osli Restaurante e responsável pela operação gastronômica do LK Design Hotel.
Segurança da informação na Hotelaria, em tempos de LGPD
O painel “Segurança da Informação na Hotelaria em Tempos de LGPD”, foi apresentado por Alexandre Medeiros, advogado certificado pela IAPP, com mais de 25 anos de experiência em tecnologia e segurança da informação, especialista em defesa cibernética, compliance e gestão de risco e Marco Antônio, Diretor dos Representantes Estaduais e Municipais na AOPD e Consultor de Segurança da Informação e LGPD. Marco ajuda empresas a implementar medidas de segurança robustas e a cumprir a legislação. A moderação foi de Juarez Tavares, CEO da Magia Parks & Resorts, que trouxe uma visão abrangente sobre os desafios e melhores práticas em segurança da informação no setor.
No painel foi ressaltado que a segurança da informação é um desafio crítico no setor hoteleiro e de turismo, especialmente em tempos de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Proteger informações pessoais dos clientes é essencial não só para cumprir a legislação, mas também para manter a confiança e a reputação das empresas”, disse Alexandre Medeiros. O painel também destacou a importância da LGPD, que estabelece normas claras para o tratamento de dados pessoais, exigindo que os hotéis adotem medidas rigorosas de segurança para proteger as informações dos hóspedes contra acessos não autorizados e ciberataques. “Cumprir essas regulamentações é vital para manter a confiança dos clientes e assegurar a continuidade dos negócios”, enfatizou Juarez Tavares.
Por último, os painelistas falaram das estratégias para minimizar riscos, compartilhando exemplos práticos e dicas sobre as melhores práticas de segurança. Foram explanadas estratégias para reduzir a exposição a ameaças internas e externas, a importância de uma cultura de segurança da informação nas empresas, e como garantir a privacidade e proteção dos dados dos hóspedes. “A ameaça a qualquer empresa está atrás do balcão, não é hacker, não é vírus, é uma pessoa. Por isso a importância da segurança das contratações, e o pessoal do RH precisa participar desse processo. É preciso construir uma cultura de segurança”, disse Marco Antônio.
Custos, controle ,qualidade e comercialização na hotelaria : o que a tecnologia pode fazer pelo hotel?
A palestra Custos, Controle, Qualidade e Comercialização na Hotelaria: O Que a Tecnologia Pode Fazer Pelo Hotel? A palestra de Marco Tulio Quina foi uma oportunidade única para os participantes aprenderem sobre a integração da tecnologia na gestão hoteleira, diretamente de um líder com vasta experiência e sucesso comprovado no setor. Desde 2004, ele atua na Realhotéis, liderando a implantação e gestão de treinamentos especializados, moldando a eficiência de inúmeras operações hoteleiras.
Na visão de Marco Tulio Quina, o cenário hoteleiro enfrenta desafios crescentes em eficiência e competitividade, especialmente com a influência das Online Travel Agencies (OTAs) e a necessidade de constante inovação. Neste contexto, Marco Tulio Quina, explicou como a tecnologia moderna pode transformar a gestão hoteleira. A sessão explorou como sistemas integrados e estratégias digitais podem melhorar a lucratividade, atrair e fidelizar hóspedes, além de oferecer melhores estratégias de precificação e marketing.
Na abordagem holística, Quina enfatizou a importância de entender a operação hoteleira de forma holística, equilibrando todos os aspectos da gestão para uma administração mais eficaz. A palestra destacou também como a tecnologia pode proporcionar estratégias inovadoras que beneficiam tanto os hóspedes quanto os gestores hoteleiros. Com mais de 120 hotéis e pousadas em seu portfólio, Quina possui vasta experiência em operações hoteleiras de diversos calibres e consultoria internacional.
Soluções financeiras para a rede hoteleira
“As soluções financeiras para a rede hoteleira” foi o tema explorado, em uma apresentação de 15 minutos, por Cristiana Gabriela Kersting, assessora jurídica do Sicredi. Entender as demandas do segmento e o que a instituição financeira pode apoiar. Na oportunidade fez uma apresentação da atuação do Sicredi.
Jurerê in_: O papel da liderança feminina no desenvolvimento turístico
“Jurerê in_: O papel da liderança feminina no desenvolvimento turístico” foi o último painel apresentado na manhã dessa quarta-feira. O painel enfatizou o impacto significativo da liderança feminina na transformação e inovação do setor turístico, exemplificado pelo desenvolvimento sustentável de Jurerê Internacional, agora conhecido como Jurerê in_. A discussão abordou como a liderança humanizada e inovadora está remodelando o setor turístico, com especialistas explorando práticas sustentáveis e modelos de negócios que colocam as pessoas no centro da gestão. Entre as painelistas, Salete Pereira, Patricia Pires e Aksia Amorim compartilharam suas experiências e estratégias bem-sucedidas implementadas em Jurerê Internacional e Jurerê Open.
Salete Pereira, coordenadora corporativa em sustentabilidade do grupo Habitasul, destacou suas práticas de responsabilidade social e ambiental. “A sustentabilidade acontece quando a mudança começa por nós”, destacou Salete.
Patricia Pires, gerente geral do Jurerê Open, trouxe sua vasta experiência no setor varejista e na gestão de shoppings. Aksia Amorim, diretora do Jurerê Beach Village, contribuiu com sua experiência no setor hoteleiro. “Não tem que fugir do tradicional. A competência tem que existir”, disse. E acrescentou: “Tive o privilégio de trabalhar em empresas grandes e renomadas, mas estar numa empresa como o grupo Habitasul, onde o propósito e os valores são os mesmos, suas ideias e espaços são valorizados e que você possa contribuir de forma integral é muito gratificante. Vim com uma expectativa grande e consegui superar”, afirma Salete, que tem experiência de. mais de 20 anos no setor da hotelaria.
O painel evidenciou como o planejamento urbano e as práticas sustentáveis influenciam positivamente destinos turísticos de padrão internacional, servindo como modelo e inspiração para outras regiões.
Revelando o futuro do seu hotel através da análise preditiva de dados
A palestra “Revelando o futuro do seu hotel através da análise preditiva de dados”, proferida por Diego Corrêa abriu os trabalhos da tarde da quarta-feira do Encatho & Exprotel. CMO e cofundador da HSystem, Diego destacou a importância dos dados na tomada de decisões estratégicas para o setor hoteleiro. Ele também explicou como a análise preditiva de dados pode ser uma ferramenta poderosa para transformar a gestão hoteleira, proporcionando uma vantagem competitiva no mercado. “Um novo conceito de análise de desempenho pode ser implementado de forma simples, direta e acessível para todos os hoteleiros”, afirmou. Diego também enfatizou que “utilizando dados reais das suas propriedades, os gestores poderão impulsionar a rentabilidade e competitividade de seus empreendimentos hoteleiros”.
Com mais de 15 anos de experiência, Diego é uma força transformadora na indústria hoteleira, combinando sua paixão por turismo, gestão, marketing, vendas e empreendedorismo para levar inovação ao setor. “Acreditamos que o conhecimento aliado a ferramentas tecnológicas é a chave para o desenvolvimento do setor”, concluiu.
A Comunicação, O Grupo ND e o Turismo em SC
Roberto Bertolin, diretor regional do Grupo ND em Florianópolis, desde 2013, respondendo pela ND TV, Record News Santa Catarina e Jornal ND, foi o segundo palestrante da tarde, com o tema “A Comunicação, O Grupo ND e o Turismo em SC”. Bertolin substituiu Marcello Petrelli, presidente executivo do Grupo ND que não pode estar presente.
Em sua explanação, destacou que Santa Catarina, com suas paisagens deslumbrantes e diversidade cultural, tem um enorme potencial turístico e que a comunicação desempenha um papel fundamental na divulgação e promoção desses destinos. “A comunicação é essencial para o crescimento do turismo no estado. A mídia pode atrair turistas ao mostrar as belezas naturais, a infraestrutura para eventos corporativos e a rica gastronomia local. Eventos como a Oktoberfest e o Festival de Dança de Joinville também são grandes atrativos.
O Grupo ND, com suas plataformas como NDTV, Record News Santa Catarina e Jornal ND, tem promovido constantemente o turismo em Santa Catarina, alinhando-se com os interesses dos empreendedores do setor turístico”, enfatizou Roberto Bertolin, com 40 anos de experiência na comunicação e sua trajetória no Grupo ND. Segundo ele, promover uma comunicação eficaz não só aumenta a visibilidade do estado, mas também fortalece a economia local. “A parceria da mídia no desenvolvimento do turismo é vital para garantir que Santa Catarina continue a crescer como um destino turístico de destaque, atraindo mais visitantes e impulsionando o desenvolvimento econômico da região”, concluiu.
Como dobrar a produtividade de vendas do seu hotel
O painel “Como dobrar a produtividade de vendas do seu hotel” foi apresentado pelos especialistas Alex-Sandro de Souza, CEO da Tribuzana Marketing Hoteleiro; Leonardo Silveira, CEO da Foco Tecnologia, e Vinicius Pavei, co-fundador e diretor de Tecnologia e Produto na Asksuite. No início do painel, Leonardo apresentou dados relevantes. No google, em janeiro, 663 mil pessoas pesquisaram por hospedagem em Florianópolis. Já em abril este número ficou em 267 mil pessoas.
Leonardo Silveira destacou que a simplificação e automação dos processos são fundamentais para aumentar a produtividade, permitindo que os hotéis se concentrem mais no atendimento ao cliente e menos em tarefas administrativas. “Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”, apresentou Vinicius Pavei, na frase do irlandês William Thompson.