Encontro terno de reis encanta público em Camboriú

Facebook
Twitter
LinkedIn
Família Conceição,Balneário Camboriú,Família Dias,Blumenau,Grupo Boi de Mamão,Itapema,Encontro de Terno de Reis,Fundação Cultural,Praça das Figueiras,Terno de Reis,Lei Aldir Blanc,Câmara de Vereadores,acessibilidade,inclusão,eventos culturais,cultura local

A edição deste ano contou com a participação dos grupos Família Conceição, de Balneário Camboriú, e Família Dias, de Blumenau, que encantaram com seus cânticos. Além disso, o Grupo Boi de Mamão, de Itapema, trouxe uma interação especial com o público, garantindo momentos de alegria e diversão para todas as idades.
A organização esteve a cargo da Fundação Cultural de Camboriú, que contou com o apoio da Secretaria de Obras e Serviços para preparar a praça e acolher os moradores e visitantes nesse grande encontro.

Uma tradição que mantém viva a história
O Encontro de Terno de Reis celebra uma tradição açoriana que se estende da primeira semana de dezembro até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis. Essa manifestação cultural, reconhecida como folclore, rememora a jornada dos Três Reis Magos em busca do Menino Jesus, simbolizando devoção, homenagem e oferendas.

“Realizar encontros culturais e religiosos na Praça das Figueiras é uma forma de unir as famílias, promovendo momentos de lazer e tornando Camboriú uma referência em eventos ao ar livre”, destacou Vera Roberto, presidente da Fundação Cultural.

O prefeito Leonel Pavan comemorou o sucesso da iniciativa e ressaltou a importância de valorizar as tradições e promover espaços de convivência para a população. “Fiquei muito feliz com a organização e com a presença maciça dos moradores e visitantes. Esse é o segundo evento realizado na Praça das Figueiras em apenas uma semana, reforçando a relevância deste espaço como ponto de encontro e celebração em nossa cidade”, disse o prefeito.

Ele destacou ainda o impacto positivo desses eventos para a valorização da cultura local e o fortalecimento do sentimento de pertencimento. “A celebração do Terno de Reis é um marco cultural para Camboriú, e ver tantas pessoas participando mostra que estamos no caminho certo ao investir em eventos que preservam nossas raízes, promovem a interação entre gerações e fortalecem o tecido social. É esse tipo de ação que queremos multiplicar ao longo do ano.”

Um dos destaques do evento foi a presença da intérprete de LIBRAS, Crislaine de Jesus, garantindo que a comunidade surda de Camboriú pudesse participar do Encontro de Terno de Reis.
A iniciativa foi viabilizada graças a um projeto aprovado pela Lei Aldir Blanc em 2023. “Conheci a Crislaine quando atuava na Câmara de Vereadores e propus que ela escrevesse um projeto para a Lei de Incentivo à Cultura. O projeto foi aprovado com nota máxima e incluiu como contrapartida a interpretação em LIBRAS nos eventos culturais da cidade”, explicou Vera Roberto.

Com isso, Camboriú dá mais um passo em direção à inclusão, proporcionando acessibilidade para que todos os moradores e visitantes possam vivenciar momentos culturais e religiosos como o Encontro de Terno de Reis. Participaram do evento todos os secretários municipais e vereadores.

Texto e Fotos: Molina Orval

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.