A Procuradoria Especial da Mulher promove na próxima segunda-feira (11/08) o evento “Rompendo o Silêncio”, em alusão ao Agosto Lilás, às 19h, no plenário da Câmara de Vereadores de Itapema. A convidada especial é Mabel Maske, uma das conhecidas “Mães de Haia”, que compartilhará sua história de superação e reforçará a importância da rede de apoio às vítimas de violência. A participação é gratuita e aberta ao público.
O evento contará também com a palestra de Yohana Frainer, assessora jurídica da Vara Criminal de Itapema, que abordará temas como violência doméstica e familiar, Lei Maria da Penha e medidas protetivas. Policiais da Rede Catarina, do 31º Batalhão da Polícia Militar, também estarão presentes para apresentar o programa de proteção a mulheres em situação de risco.
A palestrante convidada, Mabel Maske, tornou-se símbolo da luta contra a violência doméstica e da crítica à Convenção de Haia, após ser acusada de subtração internacional dos próprios filhos. Ela relata que vivia situação de violência física e psicológica nos Estados Unidos e, ao retornar ao Brasil com os filhos, enfrentou um processo judicial internacional. “Fiquei mais de dois anos sem poder sair da minha cidade sem autorização judicial. Todos nós passamos por Perícia Federal, quando foi constatada toda a violência que vivíamos”, declarou durante Audiência Pública no Senado Federal, em 1º de julho deste ano.
Mabel, natural do Rio Grande do Sul, afirma que só está com os filhos hoje por ter encontrado apoio no Judiciário brasileiro, que analisou as provas com sensibilidade. “Há muitas mães que perderam seus filhos assim”, alertou.
O Agosto Lilás é a campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher, em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), assinada em 7 de agosto, marco no enfrentamento à violência doméstica no Brasil.
A ação integra as atividades da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Itapema, que também oferece acolhimento, suporte jurídico gratuito e atua como canal para denúncias anônimas. O órgão é composto pelas vereadoras Raquel da Saúde (União), como Procuradora, e Lorita Montagner (PSD), como Procuradora Adjunta. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.
Contato da Procuradoria: (47) 98865-6386.