Mais de 20 famílias participaram na tarde desta quinta-feira (28) do 3º Encontro Famílias em Conexão, promovido pelo Núcleo de Educação Infantil (NEI) Dona Maria Francisco Siqueira. O evento, realizado no auditório da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), integrou a programação da Semana da Inclusão no município.
O encontro, realizado anualmente, tem como objetivo acolher e criar um espaço de trocas de experiências entre famílias atípicas, fortalecendo o vínculo entre comunidade escolar e pais de alunos com deficiência.
Participações e diálogos inclusivos
Além da equipe gestora do NEI, participaram da roda de conversa a professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Ana Paula da Silva Lopes, e a terapeuta ocupacional Tayla Mach, que compartilharam experiências e perspectivas inclusivas sobre o desenvolvimento infantil.
A orientadora educacional do NEI Dona Maria Francisco, Jeanine Pinheiro, ressaltou a importância do evento:
“A nossa escola está sempre preocupada em acolher todas as famílias. Nesse segundo ano em que realizamos a roda de conversa, criamos um momento informal para receber os pais, possibilitando trocas com a professora do AEE e uma terapeuta ocupacional, que se disponibilizaram para orientar e dialogar”, destacou.
Já a professora Ana Paula, que também é mãe atípica, reforçou que o atendimento às crianças com deficiência deve estar acompanhado de apoio às famílias:
“Quando optei em trabalhar no AEE, foi para acolher primeiro as mães e famílias, como eu também fui acolhida. Esse primeiro momento de confiança é essencial para o nosso trabalho”, afirmou.
Voz das famílias
Pais que participaram pela primeira vez da roda de conversa também destacaram a relevância do encontro.
Para Tiago Lucimar, pai de uma menina atípica, a iniciativa amplia a acessibilidade e aproxima a comunidade:
“Esse encontro é uma forma de inclusão. Essa semana especial promove mais proximidade com as famílias, e acredito que, a partir disso, muita coisa tende a melhorar”, disse.
A mãe Patrícia da Silva Rodrigues destacou o respeito e a valorização presentes na ação:
“Isso é inclusão. Essas reuniões nos aproximam das crianças, dos pais e professores. Ganhamos mais carinho e conhecimento para lidar com as situações do dia a dia”, relatou.
Semana da Inclusão em Balneário Camboriú
Ao longo da Semana da Inclusão, a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú promove diferentes atividades e encontros nas unidades de ensino, envolvendo alunos, professores e famílias da rede municipal. O objetivo é reforçar práticas pedagógicas inclusivas e fortalecer a construção de uma educação mais acessível e participativa.