Festival Anasol de Surf para Autistas irá reunir 150 atletas na Praia Central em Balneário Camboriú

Festival Anasol de Surf para Autistas irá reunir 150 atletas na Praia Central em Balneário Camboriú

Facebook
Twitter
LinkedIn

Praia Central de Balneário Camboriú volta a ser palco de esporte e inclusão no próximo sábado, 2 de dezembro. O Festival Anasol de Surf para Autistas vai receber 150 atletas de diferentes estados do Brasil com Transtorno do Espectro Autista (TEA), portadores da Síndrome de Down e deficiência física a partir das 9h. A sétima edição do evento, que aposta no surf como ferramenta de inclusão social, é organizado neste ano pela Anasol.

 

Túlio Ferri, instrutor de surf da Surfescola BC e idealizador do festival, explica que o evento recebe crianças e jovens de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Em 2023, será realizada ainda a segunda edição do Circuito de Surfe de Inclusão nas categorias Autismo e Síndrome de Down. O prêmio para o primeiro lugar de cada categoria é uma prancha de surf exclusiva, feita especialmente para os grandes campeões do evento.

 

O Festival Anasol de Surf para Autistas contará também com a participação de outros 200 adultos voluntários que apoiarão toda a dinâmica do evento no dia 2 de dezembro. Cada criança é acompanhada por pelo menos 1 voluntário que fornece todo o apoio no momento da competição.

 

“Surfar é um desafio para todos e atrelar este desafio em um contexto de muita agitação e barulho faz com que o autista supere a questão da sensibilidade sensorial e ganhe mais segurança e auto estima. Acrescentamos a este desafio a competição onde eles ganham notas conforme a performance sobre as ondas”, pontua Túlio. “Sabemos que a competição é um dos fatores evolutivos. O festival explora mais esta ferramenta, objetivando trabalhar a frustração, resiliência, perseverança e empatia”, completa.

 

O propósito do festival, segundo o instrutor de surf, é também que eles se sintam campeões, por isso todos recebem medalhas de primeiro lugar, aliado a muita socialização, diversão e contato com a natureza. Para os voluntários, conforme Túlio, festival oferece a oportunidade para que mais pessoas conheçam e entrem no universo do autismo e síndrome de Down de uma forma divertida e emocionante.

 

O Festival Anasol de Surf para Autistas tem co-patrocinio da Saneplan Impermeabilização e COC de Balneário Camboriú, além de apoio da Inpot, Woodecutter Brasil, Alemão da Praia, Dekinha Baby e TR surfboard. A organização é da Surfescola BC, AMA Litoral, ASPI, Surf Sem Fronteiras, Onda Azul, Amor pra Down, FEPASD e Somos Mais.

 

AGENDA

Festival Anasol de Surf para Autistas

Data: 2 de dezembro (sábado)

Horário: 9h

Local: Praia Central de Balneário Camboriú, altura da rua 2500

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress