Formação gratuita: oficinas de acessibilidade cultural ocorrem em maio em dois espaços culturais de Joinville

Formação gratuita: oficinas de acessibilidade cultural ocorrem em maio em dois espaços culturais de Joinville

Facebook
Twitter
LinkedIn
Formação gratuita: oficinas de acessibilidade cultural ocorrem em maio em dois espaços culturais de Joinville

Formação busca auxiliar artistas, produtores e gestores na realização de projetos e eventos acessíveis a pessoas com deficiência. Além de Joinville, oficinas também ocorrem em Itajaí e Florianópolis 

Nos dias 04 e 18 de maio (dois sábados), a jornalista e produtora cultural Iraci Seefeldt, oferecerá duas oficinas de acessibilidade cultural voltadas a artistas, produtores e gestores culturais.

Os eventos têm inscrições gratuitas e irão ocorrer na Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga (Amorabi), no dia 04, e no Espaço AZ Arte, no Centro, no dia 18.

O projeto é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo; e contempla outras duas oficinas também em maio, em Itajaí e Florianópolis.

Nas oficinas Iraci vai compartilhar com os participantes experiências e práticas de  acessibilidade cultural desenvolvidas a partir da experiência de mais de 12 anos coordenando o Programa de Formação Cultural Arte para Todos, promovido pelo Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – Impar desde 2012. 

A proposta busca atender uma demanda cada vez maior por formação técnica em práticas inclusivas na gestão de eventos e projetos culturais, impulsionada pela ampliação das políticas públicas afirmativas de inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência no meio artístico e cultural.

“Nas oficinas serão apresentadas práticas e conceitos aplicados em projetos de formação cultural, pesquisa e experimentação artística e produção de eventos e espetáculos, desenvolvidos dentro de uma perspectiva de “aprender a fazer com” a pessoa com deficiência”, explica Iraci Seefeldt. 

Cada oficina terá duas horas de duração com momentos reservados para a realização de dinâmicas, relato de experiências e discussões a partir de dúvidas dos participantes, tudo em formato de roda de conversa, com linguagem simples e ambiente acolhedor.

 

Para cada encontro há 30 vagas disponíveis e os interessados podem se inscrever previamente pelo link https://heylink.me/impar/ e garantir sua vaga; ou se inscrever no local e dia do evento, conforme disponibilidade de vagas.

 

Além de Joinville, as oficinas também serão realizadas em Itajaí e Florianópolis, nos dias 06 e 14 de maio, respectivamente.

Em Itajaí, o encontro será na Câmara de Vereadores, no bairro Ressacada, das 19h às 21h. Já na capital do estado, a oficina ocorre no Espaço Cultural Baiacu de Alguém, em Santo Antônio de Lisboa, das 19h30 às 21h30. 

“Abrir as portas para essa transformação no olhar e na relação de convívio com a diversidade humana é um dos objetivos do Arte para Todos, que por meio dos grupos artísticos e profissionais da equipe técnica, busca sensibilizar e capacitar as famílias e sociedade a agir assertivamente na construção da autonomia e protagonismo das pessoas com deficiência, transtorno mental e outras características”, enfatiza Iraci.

Serviço 

Oficinas de Acessibilidade Cultural em Joinville 

04 de maio (sábado), das 9h30 às 11h30. 

Local: Amorabi (Rua dos Esportistas, 510 – Itinga). 

18 de maio (sábado), das 15h40 às 17h40.  

Local: Espaço AZ (Rua Tijucas, 401 – Centro). 

Itajaí e Florianópolis 

06 de maio (segunda-feira), das 19h às 21h. 

Local: Câmara de Vereadores de Itajaí – Avenida Vereador Abrahão  João Francisco, 3825 – Ressacada. 

14 de maio (terça-feira), das 19h30 às 21h30. 

Local: Espaço Cultural Baiacu de Alguém – Rua Padre Lourenço R. de Andrade, 650 – Santo Antônio de Lisboa.

 

Assessoria de Comunicação
Patricia Stahl Gaglioti 

(47) 98865-9204 | patricia.gaglioti@gmail.com

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress