Horta Terapêutica é inaugurada no CEPICS em Itajaí

Horta Terapêutica é inaugurada no CEPICS em Itajaí

Facebook
Twitter
LinkedIn
A Horta Terapêutica do Centro de Práticas Integrativas e Complementares de Itajaí (CEPICS) foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, dia 8. A iniciativa tem como finalidade oferecer aos pacientes que frequentam a unidade mais uma opção de cultivo e acesso às plantas medicinais, alimentícias e fitoterápicos – alternativas terapêuticas para quem deseja ou precisa ir além da medicação tradicional. O lema da Horta é “plante, cuide, colha e se beneficie”.

A Horta Terapêutica do CEPICS é a quarta do tipo no município, que já conta com a Horta Medicinal Dalva Sofia Schuch, localizada na Univali; o Horto Municipal, que atualmente atende as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Itajaí; e a Horta Piloto, instalada na UBS Costa Cavalcante. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do programa Farmácia Viva, que tem parceria com a Secretaria Municipal de Obras e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

A nova Horta Terapêutica do CEPICS já possui diversas plantas como açafrão da terra, boldo, hortelã, capim-limão, erva-baladeira, melissa-cidreira, poejo, alecrim, maracujá, cidró, babosa, citronela, funcho, erva-cidreira-brasileira, guaco, cavalinha e capuchinha. Ela será cuidada por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pacientes do CEPICS e servidores do Município. Também será viabilizado o contato com a academia por meio de pesquisas científicas na área da saúde e projetos universitários de extensão.

Cartilhas para usuários, professores e prescritores foram elaboradas para auxiliar didaticamente o público-alvo da Horta, baseadas em estudos comprobatórios de eficácia e segurança. Todas as plantas do espaço são reconhecidas pelo Ministério da Saúde na lista de Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde (Renisus).

“Nós já temos a semente da lei de regulamentação da fitoterapia no município de Itajaí, que está pronta e no forno para ser encaminhada e votada. A Horta Terapêutica vem para selar um trabalho maravilhoso que vem sendo produzido. Esse espaço é de cada um de nós, um projeto desenhado para a sustentabilidade”, afirma o secretário de saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte.

Pensado ainda para ser um lugar de calma, paz e contato com a natureza para a população idosa e pessoas com deficiência (PCDs), o espaço possui rampa de acesso para auxiliar na mobilidade.

A Horta Terapêutica é viabilizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CEPICS, com apoio do Ministério da Saúde, projeto Arquitetura & Cidades Saudáveis, projeto Plante Saúde, Horta Medicinal Dalva Sofia Schuch e Univali.

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress