Na Terra da Maçã, evento passará em meio aos pomares de maçã – Dan Lins – DFOTOS
De 03 a 13 de julho, o Transcatarina colocará mais de 700 pessoas para desbravar o estado de Santa Catarina. São pessoas vindas de diversas regiões do país que, a bordo de seus veículos 4×4, vão conhecer, passear, se encantar e se emocionar com as belezas e particularidades catarinenses. E para começar essa aventura off-road o ponto é Fraiburgo – a Terra da Maçã.
E são 16 anos de parceria! Na história, ainda não existiu outra cidade que sediasse a largada do Transcatarina. “A união com o Transcatarina tem sido fundamental para consolidar Fraiburgo no cenário esportivo nacional. Além de destacar as nossas belezas naturais, o evento proporciona o reconhecimento às nossas potencialidades. A receptividade do município à equipe do Transcatarina tem sido um ponto chave para esse sucesso, demonstrando um compromisso contínuo em aprender e crescer juntos ao longo dos anos”, pontuou o prefeito de Fraiburgo, Wilson Cardoso Ribeiro. “O crescimento do Transcatarina é um reflexo positivo desse processo de aprendizado mútuo, reafirmando a importância e o interesse em mantê-lo na cidade. Para Fraiburgo é um orgulho muito grande fazer parte da história e ser reconhecida no mundo off road, como, além de Terra da Maçã, o Berço do Transcatarina”, completou.
Para manter essa parceria longínqua é preciso haver reciprocidade em resultados. E neste sentido, Wilson afirma que existe e muito. Segundo ele, a presença do Transcatarina gerou retornos significativos para a economia local ao longo dos anos, uma vez que o número de pessoas visitando Fraiburgo aumenta consideravelmente. O impacto abrange diversos setores, incluindo hospedagem, alimentação, postos de combustíveis, comércio em geral e prestação de serviços, gerando uma receita em torno de R$ 1,5 milhão por ano.
Além disso, a região como um todo, também colhe esses frutos, com hotéis em Videira, Lebon Régis e Caçador operando com ocupação máxima durante o período do evento.
Um momento para todos
O 16º Transcatarina tem uma vasta programação e por ser em linha e itinerante (com largada e chegada em munícipios diferentes), os pernoites ocorrerão em Caçador e São Bento do Sul.
O Transcatarina é dividido em duas categorias: Competição e Turismo, sendo que cada uma tem espécies de subcategorias que recebem os mais variados perfis de off-roaders.
A começar pela competição (neste caso o rally de regularidade): Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light. Elas visam separar os competidores de acordo com o nível de experiência no esporte.
As categorias de Turismo recebem pessoas que desejam apenas passear e, como o fora-de-estrada é extremamente abrangente, as categorias têm propostas diferentes e com trilhas distintas, incluindo desde as mais pesadas (com obstáculos bem difíceis de serem superados), até as mais leves, cujo objetivo é ter aquela pitada leve de emoção, acelerar de forma tranquila e apreciar as paisagens. Então, os participantes escolhem entre Adventure 01, 02 e 03, Passeio Radical 01, 02 e 03, e Expedition.
As inscrições seguem abertas pelo site www.transcatarina.com.br.
Siga nas redes sociais @transcatarina
O 16º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar, Scherer Autopeças, Atacadão Pneus e Artcon Empreendimentos. Apoio de TranspoTech, Orange Sun Energia Sustentável, Cascavel Diesel, Lave Bem Tinturaria, Grupo Gratt, Auto Posto Maçã, Cervejaria Holzbier e RH Brasil.