Profissionais da Saúde Conscientizam Foliões sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis no Carnaval de Itajaí

Profissionais da Saúde Conscientizam Foliões sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis no Carnaval de Itajaí

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Carnaval,Itajaí,Infecções Sexualmente Transmissíveis,ISTs,AIDS,hepatites virais,preservativos,teste de HIV,PEP,PrEP,Ceredi,prevenção combinada,Secretaria Municipal de Saúde

Enquanto os ritmos do Carnaval embalam os foliões em Itajaí, uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde está empenhada em conscientizar o público sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), AIDS e hepatites virais. Com o slogan “Cuidar de você é um ato de amor”, a ação ocorre em uma tenda instalada no Largo do Mercado Público, onde são distribuídos materiais informativos e preventivos até esta terça-feira (04/03).

A tenda da Saúde oferece um leque de informações sobre medidas preventivas disponíveis na rede pública, além de distribuir preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e realizar o teste rápido de HIV. Os foliões também podem tirar dúvidas sobre as ISTs, suas consequências e os métodos de prevenção.

A conscientização durante o Carnaval é fundamental, pois alcança milhares de pessoas em um curto período. No entanto, a prevenção é uma ação contínua ao longo do ano, com recursos disponíveis na rede municipal de saúde.

O preservativo é o método mais comum de prevenção. Para quem não usou proteção durante a relação sexual, a profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP)reduz o risco de infecção. O tratamento deve ser iniciado entre 2 e 72 horas após a exposição e está disponível nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Centro de Referência em Doenças Infecciosas (Ceredi), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Outra forma de prevenção é a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP), uma medicação indicada para reduzir o risco de infecção pelo vírus. Em Itajaí, a PrEP está disponível no Ceredi, onde os pacientes podem realizar acompanhamentos a cada quatro meses e receber autotestes de HIV para uso em casa.

A prevenção combinada inclui o uso da PrEP, a realização de testes rápidos semestrais, a administração da PEP e a aplicação de vacinas contra hepatite B e HPV, quando disponíveis. Essas medidas aumentam a proteção contra as ISTs e promovem a saúde sexual da população.

Para mais informações, os foliões podem visitar a tenda da Saúde no Largo do Mercado Público, ligar para o Disque Saúde no número 136 ou acessar o site: ist.itajai.sc.gov.br.

Serviço:
Centro de Referência em Doenças Infecciosas (Ceredi)
Endereço: Rua Jorge Tzachel, 78, bairro Fazenda, Itajaí.

Relacionados
plugins premium WordPress