Mais de 90 estudantes do Centro Educacional Municipal Presidente Médici, localizado em Penha, estão inseridos nas atividades esportivas promovidas pelo projeto.
Iniciado oficialmente há aproximadamente três meses, o Projeto Esporte na Escola é voltado para alunos de 12 a 17 anos do Centro Educacional Municipal (CEM) Presidente Médici. As atividades, conduzidas pelo professor de Educação Física Fernando Lourenço Gomes, envolvem treinamentos especializados nas modalidades de handebol e voleibol.
O projeto ocorre três vezes por semana — entre terça e quinta-feira, das 17h30 às 19h. Atualmente, 95 alunos participam das práticas.
Segundo Fernando, o Esporte na Escola teve início oficial em março deste ano, mas sua construção pedagógica começou em 2023. “Com as aulas de voleibol na disciplina de Educação Física, os alunos passaram a se identificar com o esporte e buscar formas de praticá-lo além do ambiente escolar. Inclusive, hoje alguns estudantes são atletas da Fundação Municipal de Esportes (FME) e colaboram comigo nas atividades do projeto”, relatou.
Em 2022 e 2023, ainda lecionando no CEM Presidente Médici, o professor também aplicava as atividades esportivas no CEM Vereador Santa. Parte dos alunos atendidos por ele naquela época também passaram a fazer parte da FME.
“Um aspecto essencial, que merece ser lembrado, é o resgate das práticas corporais e da aprendizagem comprometida durante a pandemia. Ainda sentimos reflexos no desenvolvimento físico e social dos alunos”, enfatizou Fernando.
A aluna Isabela Machado Silva, de 12 anos, integra a FME e auxilia o professor nas aulas de voleibol oferecidas no CEM Presidente Médici. “É bem interessante poder orientar os colegas que estão começando agora, além de incentivar a importância do esporte dentro da escola. Eu comecei com amigas e fui me apaixonando. Assim tudo começou”, disse.
Já Davi Lucas de Brito Cruz, de 13 anos, que já praticava Jiu-Jitsu e Futebol, encontrou no voleibol uma nova motivação dentro do projeto. “No começo, eu não conhecia muito do esporte, mas agora estou me desenvolvendo. É preciso ir devagar, mas a evolução acontece naturalmente”, comentou o aluno.
A iniciativa é realizada de maneira voluntária pelo professor Fernando, que pretende expandi-la para outras unidades de ensino do município.
O Projeto Esporte na Escola se diferencia da aula tradicional de Educação Física por oferecer treinamento técnico aprofundado, com foco nos fundamentos e nas regras específicas de cada modalidade. O projeto é pensado especialmente para alunos com pouca vivência esportiva ou com acesso limitado a atividades extracurriculares.
“O esporte tem um papel transformador no desenvolvimento dos alunos, e sua aplicação no ambiente escolar oferece inúmeros benefícios. Além de fomentar a inclusão, também serve de incentivo para aqueles que almejam seguir carreira na área esportiva — algo que já está acontecendo com alunos que ingressaram na FME graças ao projeto”, destacou a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso.