A passagem de uma frente fria mantém o tempo instável em grande parte de Santa Catarina nesta semana, trazendo chuvas e temporais isolados. A Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SPDC/SC) alerta para pancadas de chuva localmente intensas, acompanhadas de raios, rajadas de vento e possível queda de granizo. O período de maior atenção ocorre entre terça-feira (28) e quarta-feira (29), quando os volumes de chuva devem ser mais elevados.
Nesta segunda-feira (27), instabilidades do centro ao leste catarinense mantêm o tempo chuvoso no Litoral, Vale do Itajaí e planaltos. Nessas regiões, a chuva é persistente e o risco de alagamentos é moderado, principalmente onde os acumulados são maiores. No Grande Oeste, há condição para temporais isolados à tarde e à noite, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná.
A instabilidade se intensifica no Oeste a partir da tarde de terça-feira, com a formação de uma baixa pressão atmosférica, favorecendo temporais mais abrangentes na região. Até a noite, as tempestades diminuem, mas podem ocorrer de forma localizada no Meio-Oeste e Planalto Sul.
O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de galhos e danos na rede elétrica entre a tarde e a noite de terça-feira (28). À medida que o sistema avança por Santa Catarina, todas as regiões permanecem com tempo chuvoso e ventos intensificados. A persistência dos ventos mantém a chuva constante entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte, especialmente na quarta-feira, provocando agitação marítima com ondas de 2,5 a 3 metros, risco moderado para navegação e pesca.
Por conta do tempo nublado, as temperaturas variam pouco nos próximos dias. Na maior parte do Estado, mínimas ficam em torno de 15°C e máximas próximas de 20°C. No Oeste, as temperaturas podem superar os 20°C, enquanto nas áreas mais altas, as mínimas podem chegar a 10°C.
A tendência é de estabilização a partir da tarde de quinta-feira (30), quando o sistema de baixa pressão se afasta para o oceano. No entanto, pancadas isoladas de chuva ainda são possíveis devido à combinação de calor e umidade.
Recomendações da Defesa Civil:
Durante temporais, busque abrigo seguro, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
Evite transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes em caso de ventos fortes.
Nunca atravesse ruas alagadas ou pontes submersas durante chuvas intensas.
Acompanhe boletins, avisos e alertas meteorológicos oficiais no site e redes sociais da SPDC/SC.







