Iniciativa da Secretaria de Saúde de Itajaí
A Secretaria de Saúde de Itajaí tem facilitado as doações de sangue através de um projeto inovador que oferece transporte gratuito para o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), localizado em Blumenau. Desde o início do projeto, em junho de 2023, mais de 400 doadores foram atendidos, totalizando 26 viagens com voluntários.
Objetivo e Impacto do Projeto
O projeto “Secretaria de Saúde Amiga do Hemosc” visa incentivar as doações de sangue e de medula óssea, especialmente porque Itajaí não possui um hemocentro. Duas viagens são organizadas a cada mês, sempre a cada 15 dias, permitindo que voluntários possam doar sem se preocupar com o transporte. A ação tem sido um sucesso, com um total de 405 doadores atendidos no primeiro ano de implementação.
Como Participar e Agendar a Doação
Para agendar uma doação, os interessados devem entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp (47) 3249-5500. As próximas datas de transporte incluem 19/06, 25/06 (extra), 04/07, 17/07, 09/08, 22/08, 05/09 e 19/09. Cada viagem é limitada a 15 doadores, que devem se encontrar em frente ao Bloco Administrativo do Centro Integrado de Saúde (CIS) no São Vicente às 7h45, com saída às 8h. Todos os voluntários recebem um kit com lanche e suco, além de informativos sobre saúde.
Criterios para Doação de Sangue
Para doar sangue, é necessário atender a alguns critérios: ter entre 18 e 69 anos (a primeira doação deve ser feita até os 60 anos); doadores de 16 e 17 anos são aceitos com autorização dos pais ou responsável legal; pesar acima de 50 kg; estar alimentado; não ingerir bebidas alcoólicas ou entorpecentes nas últimas 12 horas; não estar gripado, resfriado ou com alergias; não tomar antibióticos nos últimos 15 dias; ter repousado bem na noite anterior; estar em boas condições de saúde; e não ter feito tatuagem, piercing ou micropigmentação nos últimos 12 meses. É essencial apresentar documento de identidade com foto.
Importância da Doação
O diretor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde e idealizador do projeto, Luis Fernando Sanni, destaca a importância da doação de sangue, um ato que pode salvar muitas vidas. Com a celebração do Dia Mundial do Doador de Sangue em 14 de junho, a Secretaria reforça a importância de contribuir para essa causa, garantindo que todos os agendamentos sejam cumpridos para não prejudicar a logística e não retirar a vaga de outro doador.