A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Dankook University, da Coreia do Sul, firmaram um acordo de cooperação acadêmica internacional. O documento foi assinado nesta quinta-feira, 24, no campus de Cheonan, pelo reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, pelo vice-presidente da Dankook University, Baek Dong-heon Cheon, e pelo presidente da Escola de Farmácia, Kim Gyu-bong.
O termo de parceria prevê a realização de pesquisas conjuntas, eventos científicos e o intercâmbio de docentes e acadêmicos. O foco dos projetos será o desenvolvimento de produtos farmacêuticos e alimentos funcionais.
“O Brasil possui abundantes recursos naturais e esperamos excelentes resultados na área de ciências da saúde por meio desta parceria com a Univali”, afirmou Baek Dong-heon.
Em 2023, a Univali aprovou no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) um projeto de pesquisa internacional em colaboração com a pesquisadora So-Young Park, da Dankook University.
A pesquisa, aprovada na chamada pública n° 13/2023 do CNPq, visa o desenvolvimento de produtos medicinais a partir de Guanandi (Calophyllum brasiliense), árvore nativa do Brasil com folhas popularmente utilizadas para o tratamento de dor, inflamação, entre outras patologias.
“Estamos muito felizes por ampliar nossa relação e as possibilidades de cooperação com a Dankook University, visto que a Coreia do Sul é um grande expoente em pesquisa e inovação. O estudo para o desenvolvimento de produtos medicinais a partir de Guanandi, iniciado em 2023, é um exemplo de como a colaboração científica traz excelentes resultados. Nossos estudos anteriores confirmaram que o extrato obtido das folhas de Guanandi exibe pronunciados efeitos anti-inflamatórios em diferentes modelos experimentais, relacionados a alguns princípios ativos como flavonoides, por exemplo. Agora, estamos nos aprofundando nas pesquisas e aproveitando a expertise do laboratório da doutora So-Young Park para que possamos explorar outros testes farmacológicos, diferentes mecanismos de ação e, em conjunto, avaliar os principais princípios ativos da planta”, destacou o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho.
No Brasil, a pesquisa tem a participação de oito pesquisadores do curso de Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Univali. Além do professor Valdir Cechinel Filho, coordenador da pesquisa, o grupo é formado pelos pesquisadores José Roberto Santin, Larissa Benvenutti, Luiz Carlos Klein Júnior, Nara Lins Meira Quintão, Otto Mauricio Santos Gerlach, Rivaldo Niero e Ruth Meri Lucinda da Silva.
Texto e imagens: Roberta Ramos