Os vereadores de Camboriú se reuniram na tarde desta quarta-feira, dia 07, com a Secretária da Saúde, Elisama de Freitas, o Coordenador da Vigilância em Saúde, Pedro Augusto Mendonça, o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Thiago Vilcinskas e o Coordenador da Estratégia Saúde da Família (ESF), Leonardo Costa Peixoto, para discutir a situação da dengue no município.
Em janeiro deste ano foram confirmados 37 casos, 190 notificações, 126 negativos e 27 casos ainda aguardam os resultados dos exames. Em fevereiro já são 42 notificações também aguardando resultados. Num comparativo com 2023, apenas nos dois primeiros meses deste ano a situação da dengue já apresenta uma crescente. No ano passado, em janeiro e fevereiro, foram 66 notificações, neste ano já somam 232.
A conversa com os parlamentares teve como objetivo falar sobre o fluxo de controle da doença, como são realizados os atendimentos e fortalecer ações conjuntas a fim de combater os focos do mosquito da dengue. Vale destacar que o número de casos pode ser ainda maior, tendo em vista que são contabilizados oficialmente os exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen). Ou seja, todo exame coletado pelo município é enviado para o Lacen e fica aguardando resposta. Já o atendimento médico é feito assim que o paciente se apresenta na Unidade Básica de Saúde. O que deve ser enfatizado é que a dengue não possui um tratamento específico, o que são avaliados e tratados são os sintomas relatados pelo paciente.
Sobre a vacina, a equipe da saúde destacou que 13 municípios de Santa Catarina, a princípio, devem iniciar a vacinação contra a dengue ainda em fevereiro, sendo destinadas para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por conta da doença. Camboriú ainda não aparece na lista de contemplados com a vacina.
Participaram da reunião o Presidente da Câmara Camboriú, Eduardo Melo Rebello (Dado), a Vice-presidente Inalda do Carmo Bednarski, o primeiro Secretário Márcio Antonio Pereira, os vereadores José Rodrigues Pereira (Zé Branco), Marlon Borsatto, Milton Antônio da Silva e Vilson Albino, além dos assessores dos demais parlamentares que justificaram suas ausências.
Ação simultânea nos municípios da Amfri
Entre os dias 19 e 22 de fevereiro serão intensificadas ações de combate ao mosquito causador da dengue, o Aedes aegypti, e de sensibilização popular nos 11 municípios da Amfri. A ideia é que todos se conscientizem de que o combate ao problema apenas será efetivo quando se tornar uma prioridade de todos.
Acompanhe no site da Câmara de Camboriú e da Prefeitura a atualização do boletim da dengue, que ocorre toda sexta-feira. Além disso, faça sua parte e evite a proliferação do mosquito da dengue, também transmissor da Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela.