Virada Cultural 2025 terá 20 tendas de apoio contra assédio, LGBTfobia e violência

Virada Cultural 2025 terá 20 tendas de apoio contra assédio, LGBTfobia e violência

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Virada Cultural 2025,tendas de acolhimento,Livre de Assédio,combate ao assédio,enfrentamento à LGBTfobia,Secretaria de Direitos Humanos SP,segurança nos eventos,cultura em São Paulo,diversidade cultural,escuta qualificada,apoio psicológico em eventos,vans de apoio,protocolo Não Se Cale,denúncia de violência,eventos inclusivos

Com o compromisso de promover um ambiente seguro e inclusivo, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) estará presente na Virada Cultural 2025, que ocorre nos dias 24 e 25 de maio, com uma grande operação de acolhimento e enfrentamento ao assédio, racismo, LGBTfobia e outras formas de violência durante os shows e atrações.

Serão montados 20 pontos de acolhimento com atendimento da SMDHC e da organização parceira Livre de Assédio, que atuará com escuta qualificada, suporte psicológico, assistência social, orientação jurídica e encaminhamento à rede de proteção. As tendas de acolhimento estarão distribuídas por regiões de grande circulação, como Praça da Sé, Vale do Anhangabaú, Guaianazes, Vila Albertina, Butantã e M’Boi Mirim, abrangendo as zonas Central, Leste, Oeste, Norte e Sul da capital.

Ao todo, mais de 200 profissionais capacitados estarão envolvidos na ação, incluindo psicólogas, assistentes sociais e equipes especializadas que seguirão o Protocolo “Não Se Cale” para garantir respostas imediatas a casos de violência de gênero.

Segundo Regina Célia Santana, secretária da SMDHC, a atuação é uma continuação do sucesso das ações implementadas no Carnaval de 2025, reforçando o compromisso com eventos culturais seguros. “As vans de apoio e os pontos de atendimento funcionarão durante os horários dos shows, garantindo acolhimento e preservação de provas para quem precisar denunciar.”

A fundadora da Livre de Assédio, Ana Addobbati, destaca a importância da prevenção e do apoio imediato: “Queremos que o público se sinta à vontade para procurar ajuda ou denunciar situações de risco. O acolhimento começa pela escuta.”

Durante a Virada, o público também poderá utilizar os canais de denúncia como o Disque 100 e o Disque 180 para registrar queixas de forma rápida.

A SMDHC reforça que a Virada Cultural é uma celebração da diversidade, da cultura e dos direitos humanos, e que sua estrutura de apoio visa garantir que todas as pessoas possam curtir com segurança.

Ponto de atuaçãoZonaEndereço
Vale do AnhangabaúCentroAnhangabaú
RepúblicaCentroPraça da República
Largo do AroucheCentroLargo do Arouche, 150 – Centro
CentroPraça da Sé, 111 (Ocupação Revelando)
Vila Albertina (Freguesia do Ó)NorteAv. Miguel Conejo, 1718 – V. Albertina
Parada InglesaNorteAv. Luiz Dumont Villares, 1556 – Jd. São Paulo
BelémLesteLargo São José do Belém, 109-57 – Belenzinho
São MiguelLesteAv. Dep. José Aristodemo Pinotti, 20 – Cd. Nova São Miguel
SapopembaLesteAv. Arquiteto Vilanova Artigas, 3547-3549 – Cj. Hab. Teotônio Vilela
ItaqueraLesteAv. Nagib Farah Maluf, s/n – Cj. Residencial Bonifácio
GuaianasesLesteAv. Ribeirão Itaquera, 67 – V. Princesa Isabel
Cidade TiradentesLesteR. Inácio Monteiro, 6900 – Cj. Hab. Sítio Conceição
ButantãOesteAv. Pirajussara, 4122 – Inst. Previdência
ParelheirosSulR. Teresinha do Prado de Oliveira, 100 – Jd. Nova Parelheiros
Campo LimpoSulR. Dr. Joviano Pacheco de Aguiar, 30 – Jd. Bom Refugio
Heliópolis/IpirangaSulAv. Almirante Delamare, 1337-1335, V. Heliópolis
Cidade AdemarSulR. do Campo, 118 – Cidade Júlia
M’Boi MirimSulAv. Luiz Gushiken, 500 – Jd. Vergueiro
Jardim Myrna (Capela do Socorro)SulAv. Antonio Carlos Benjamin dos Santos, 2945 – Jd. Myrna
GrajaúSulR. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 – Pq. América
Relacionados
plugins premium WordPress