Estudantes do SESI Itajaí avançam para etapas nacionais da Olimpíada Brasileira de Geografia e da FENIC 2025

Estudantes do SESI Itajaí avançam para etapas nacionais da Olimpíada Brasileira de Geografia e da FENIC 2025

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Eles estudaram, se dedicaram e agora vão mostrar seu potencial para todo o Brasil. A Escola SESI de Itajaí foi selecionada para participar de dois dos mais relevantes eventos educacionais nacionais de 2025: a fase final da 10ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), que acontecerá em novembro, em Campinas (SP), e a Feira Nacional de Iniciação Científica (FENIC), marcada para dezembro, em Salvador (BA).

Em ambas as iniciativas, estudantes do Ensino Médio representarão Santa Catarina com projetos desenvolvidos sob a orientação do professor Luiz Paulo Klock Filho.

A Olimpíada Brasileira de Geografia reúne alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas de todo o país, estimulando o interesse pela disciplina, promovendo o pensamento crítico e valorizando a educação geográfica. Em sua 10ª edição, a competição classificou as melhores equipes estaduais para a fase nacional, que ocorrerá presencialmente em novembro, em Campinas, São Paulo.

Representando Santa Catarina, os estudantes João Carlos da Costa Junior, Lorenzo Forte e Pedro Silveira Prachthauser, do Ensino Médio da Escola SESI de Itajaí, chegaram à etapa final após vencerem três fases online compostas por questões objetivas e analíticas sobre Geografia física e humana, cartografia, meio ambiente, atualidades e interpretação de gráficos e mapas. A quarta e última fase será presencial, com atividades práticas, oficinas e discussões interdisciplinares.

Preparação

Os alunos vêm se preparando intensamente com grupos de estudo, resolução de provas anteriores e aprofundamento em temas geográficos atuais. A orientação é conduzida pelo professor Luiz Paulo Klock Filho, que acompanha a equipe desde o início.

Segundo Anderson Colla, coordenador de Educação da Escola SESI de Itajaí, a participação na OBG reflete a proposta pedagógica da instituição, que valoriza o protagonismo dos estudantes, a pesquisa e a construção coletiva do conhecimento. Ele destaca que a fase nacional proporcionará uma experiência enriquecedora, com troca de saberes entre estudantes de diferentes estados.

Feira Nacional de Iniciação Científica

Além disso, a Escola SESI de Itajaí teve um de seus projetos selecionado para a FENIC 2025, que será realizada em dezembro, em Salvador (BA), na Escola SESI Djalma Pessoa. A feira busca incentivar a iniciação científica entre estudantes da educação básica e do ensino técnico, reunindo pesquisas e projetos de inovação.

O projeto escolhido para representar Santa Catarina tem como título “Inteligência Artificial no Ensino Médio na Escola SESI de Itajaí: impactos, desafios e oportunidades no processo de ensino-aprendizagem”. Desenvolvido pelas estudantes Anna Luisa dos Santos Siqueira, Laura Marcon Jesus e Esther Athaíde Magalhães, sob a orientação do professor Luiz Paulo, o trabalho analisa os efeitos do uso da inteligência artificial em sala de aula, especialmente quanto à desmotivação e ao uso inadequado das ferramentas, que podem comprometer o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico e raciocínio lógico.

A pesquisa propõe a criação de um sistema de tutoria inteligente voltado ao ensino da matemática, buscando estimular a autonomia intelectual dos alunos. Ainda em fase inicial, o protótipo já foi testado com usuários-piloto, recebendo avaliações positivas quanto à fundamentação pedagógica e usabilidade. O grupo utiliza a metodologia Design-Based Research (DBR), que permite o aperfeiçoamento contínuo a partir de ciclos de prototipagem, aplicação prática e análise dos resultados.

A seleção para a FENIC ocorreu por meio de uma banca virtual organizada pelo SESI Santa Catarina, em parceria com o SESI Bahia e o Departamento Nacional do SESI. Três projetos foram escolhidos para representar o estado, avaliados por critérios como inovação, maturidade e qualidade científica. O projeto da Escola SESI de Itajaí atendeu a todos os requisitos, consolidando a presença da instituição em mais um importante evento nacional.

“Participar desses eventos é uma etapa essencial na formação integral dos estudantes e um incentivo à inovação educacional”, finaliza Anderson Colla.

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