Câmara de Balneário Camboriú aprova criação do programa BC Mais Inclusiva para atendimento em Libras

Câmara de Balneário Camboriú aprova criação do programa BC Mais Inclusiva para atendimento em Libras

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Câmara de Balneário Camboriú,BC Mais Inclusiva,programa BC Mais Inclusiva,Libras Balneário Camboriú,atendimento inclusivo,inclusão social em Balneário Camboriú,projeto aprovado Câmara BC,acessibilidade para surdos,Língua Brasileira de Sinais,sessão da Câmara de BC,política municipal Santa Catarina,concurso Estudante Cidadão,Escola do Legislativo de Balneário Camboriú,Conselho Municipal da Pessoa Idosa,acessibilidade em serviços públicos,prefeitura de Balneário Camboriú

Quatro projetos foram aprovados na sessão desta terça-feira da Câmara de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Um dos destaques da pauta foi o Projeto de Lei Ordinária 279/2025, de autoria do vereador Asinil Medeiros (PL), que institui o Programa BC Mais Inclusiva.

A iniciativa tem como objetivo garantir atendimento inclusivo às pessoas surdas e com deficiência auditiva por meio de plataforma digital de tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

De acordo com o projeto, o atendimento será realizado por sistema de videochamada, no qual intérpretes farão a mediação da comunicação entre o cidadão surdo e servidores municipais em órgãos como prefeitura, protocolo geral e secretarias de Saúde e Educação.

A proposta foi aprovada com 16 votos favoráveis e segue para sanção da prefeita.

Decretos legislativos e nomes de rua

Dois dos projetos aprovados tratam da concessão de títulos honoríficos e são de autoria do vereador Anderson Santos (PL).

O Projeto de Decreto Legislativo 5/2026 concede ao Sr. Marcos Cézar de Almeida o título de Cidadão Benemérito de Balneário Camboriú. Já o Projeto de Decreto Legislativo 6/2026 concede ao Sr. Celestino Granza o título de Cidadão Honorário do município.

O primeiro recebeu 16 votos favoráveis, enquanto o segundo foi aprovado com 15 votos. Ambos seguem para promulgação pelo presidente do Legislativo municipal.

Também foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária 90/2026, do Poder Executivo, que trata da denominação de vias públicas no Bairro Ariribá. A matéria recebeu 15 votos favoráveis e segue para sanção.

Concurso Estudante Cidadão

No início da reunião, foi realizado o lançamento do 10º Concurso Estudante Cidadão de Desenho e Redação, promovido pela Escola do Legislativo de Balneário Camboriú, com a participação da secretária municipal de Educação, Zélia Zanella.

O concurso, regulamentado pela Resolução 558/2015, busca estimular estudantes do ensino fundamental ao desenvolvimento de reflexões sobre temas relevantes para a sociedade, além de incentivar hábitos de leitura, escrita e produção artística.

O tema desta edição é “Cidadania na prática: como pequenas ações no dia a dia podem impactar positivamente a sociedade?”. As inscrições para a etapa escolar estarão abertas a partir desta quarta-feira no site oficial do Legislativo.

Durante o lançamento, o presidente da Casa, vereador Marcos Kurtz (Podemos), entregou o edital do concurso à secretária municipal de Educação, que destacou a importância da leitura e da escrita na formação dos estudantes.

Entrega de moção

Ainda no início da sessão, foi realizada a entrega da Moção 521/2025, de autoria da vereadora Ciça Müller (PDT), em homenagem às entidades eleitas para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú para a gestão 2026/2027.

Relacionados