Câmara de Balneário Camboriú aprova projeto sobre divulgação da Entrega Legal em unidades de saúde

Câmara de Balneário Camboriú aprova projeto sobre divulgação da Entrega Legal em unidades de saúde

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Balneário Camboriú Entrega Legal,projeto adoção,Câmara aprova PL,Anderson Santos vereador

O plenário da Câmara de Balneário Camboriú aprovou, nesta terça-feira (23/09), o Projeto de Lei Ordinária 58/2024, de autoria do vereador Anderson Santos (PL).

A proposta determina a obrigatoriedade de afixação de placas ou comunicados informativos em unidades públicas e privadas de saúde do município, com orientações sobre a Entrega Legal, instituída pela Lei nº 13.509/2017.

O texto que deverá constar nas placas será o seguinte:
“A entrega de filho(a) para adoção, mesmo durante a gravidez, não constitui crime. Caso queira fazê-la, ou conheça alguém que queira realizar, procure a Justiça da Infância e da Juventude. Além de legal, o procedimento é sigiloso (Lei 13.509/2017).”

Na justificativa, o vereador Anderson Santos destacou que a proposta tem como objetivo ampliar o conhecimento da população de Balneário Camboriú sobre o instituto da Entrega Legal, que permite a entrega voluntária de nascituros ou recém-nascidos à Justiça da Infância e da Juventude, contribuindo para “a preservação dos direitos do nascituro e para a segurança e dignidade de crianças e adolescentes em todo o Brasil”.

O projeto foi aprovado com 11 votos favoráveis e um contrário, e segue agora para sanção da prefeita.

Entrega de moções

Durante a mesma sessão, foram entregues duas moções.

A Moção 366/2025, do vereador Alessandro Teco (DC), concedeu aplausos ao Sargento Bruno Lima, em reconhecimento à sua atuação no combate a um incêndio em uma residência no Centro de Balneário Camboriú, em agosto de 2025.

Já a Moção 304/2025, da vereadora Ciça Müller (PDT), homenageou o Coletivo Artes em Conchas, pela certificação como Ponto de Cultura, por meio do Edital Cultura Viva.

Relacionados
plugins premium WordPress