Câmara de Balneário Camboriú reconhece fibromialgia como deficiência e aprova indenizações para novas áreas de educação

Câmara de Balneário Camboriú reconhece fibromialgia como deficiência e aprova indenizações para novas áreas de educação

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
fibromialgia deficiência,Câmara de Balneário Camboriú,projetos aprovados,indenizações Ariribá

O plenário da Câmara de Balneário Camboriú aprovou três projetos na sessão ordinária desta quarta-feira (12/11).

O Projeto de Lei Ordinária 172/2025, do vereador Alessandro Teco (DC), reconhece pessoas com fibromialgia como pessoas com deficiência no âmbito do município.

Na justificativa, o autor destaca que “reconhecer a fibromialgia como deficiência é uma medida que visa promover inclusão social, garantir direitos e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, que enfrentam uma condição complexa e incapacitante, mas que ainda muitas vezes não recebem o devido reconhecimento legal”.

A Emenda 1, também apresentada pelo vereador Teco, ajusta o texto às normativas federais e determina que a equiparação seja realizada mediante avaliação biopsicossocial conduzida por equipe multiprofissional e interdisciplinar.

O projeto e a emenda foram aprovados por unanimidade e seguem tramitando no Legislativo para deliberação em redação final.

Indenizações de áreas de terra

Outros dois projetos, de autoria do Poder Executivo, autorizam o município a indenizar áreas destinadas à construção do novo Núcleo de Educação Infantil Ariribá.

  • O Projeto de Lei Ordinária 283/2025 beneficia Luiz Antônio Silveira e Sandra Terezinha Censi Silveira.

  • O Projeto de Lei Ordinária 284/2025 beneficia Atamar Cristina Silveira de Oliveira e Antônio Carlos Prestes de Oliveira.

Ambos foram aprovados por unanimidade e seguem para sanção da prefeita.

No início da sessão, foram entregues cinco moções:

  • Moção 409/2025, do vereador Aldemar Bola Pereira (PSD), homenageando o Sr. Arnaldo Santa Ana Filho pelos trabalhos realizados em prol dos comerciantes da Rua 3100 e de Balneário Camboriú.

  • Moção 474/2025, do vereador Elton Garcia (PSD), congratulando a professora Rosimar Fontana pelos 25 anos de atuação na rede municipal de educação.

  • Moção 392/2025 e 393/2025, também de autoria de Elton, homenageando o bombeiro comunitário Leonardo Karsten da Silva e o técnico em enfermagem Juarez Pereira da Silva Junior pela coragem demonstrada em recente ocorrência de risco à vida e à segurança pública.

  • Moção 445/2025, do vereador Ricardinho da Saúde (PRD), reconhecendo os 20 anos de dedicação da Sra. Alexandra Hardt à frente de seu Studio de Beleza.

Relacionados
plugins premium WordPress