Credenciamento de Imprensa
A partir desta quarta-feira (05), a Câmara dos Deputados abre o período de credenciamento dos profissionais de imprensa brasileiros e estrangeiros que farão a cobertura da 1ª reunião de mulheres parlamentares do P20. O evento será realizado nos dias 1º e 2 de julho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, uma das cidades-sede do G20. O credenciamento deve ser realizado no sistema do G20 até o dia 28 de junho.
Temas Prioritários e Objetivos
Com o lema “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”, as mulheres parlamentares das nações integrantes do G20 e dos países convidados irão debater temas prioritários como mudança do clima e desenvolvimento sustentável, inclusão social e combate à fome e à pobreza, e a reforma das instituições globais. Este encontro será uma oportunidade para ampliar a participação das parlamentares em discussões centrais para as atenções mundiais.
Autoridades e Participantes
Mais de 200 autoridades nacionais e internacionais foram convidadas para a reunião. Além das parlamentares dos países do G20 e dos países convidados, a lista inclui todas as deputadas federais e senadoras do Brasil, parlamentares do Mercosul, dos países de língua portuguesa, bem como presidentes de parlamentos internacionais e de organismos internacionais, como a União Interparlamentar e a ONU.
A programação contará com sessões de trabalho sobre o papel das mulheres na justiça climática e na sustentabilidade ambiental, iniciativas para incrementar a participação política das mulheres e fortalecer a democracia, e a promoção da igualdade de gênero, autonomia econômica das mulheres e superação do racismo. Haverá também a oportunidade de realizar reuniões bilaterais para intercâmbio de experiências e informações sobre temas de interesse mútuo.
Expectativa para o G20 no Brasil
Em 2024, o Brasil exercerá a presidência do G20, reunindo anualmente os países com as maiores economias do mundo para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais. Estão previstas mais de cem reuniões dos grupos de trabalho, em nível técnico e ministerial, nas quinze cidades-sede do evento, distribuídas nas cinco regiões. Além da reunião das parlamentares mulheres, será realizada a cúpula do P20, em Brasília, em novembro, com todos os parlamentares do G20. A conclusão dos trabalhos será na cúpula de líderes, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro, onde os chefes de estado e de governo aprovarão os acordos negociados ao longo do ano.