A Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Balneário Camboriú, Santa Catarina, iniciou a instalação e reativação de 25 câmeras de monitoramento de alta tecnologia que estavam em desuso desde 2022. Entre os equipamentos, 13 são câmeras Speed Dome, que oferecem monitoramento 360º e foco de longo alcance, com capacidade de gerar imagens em 4K e alta resolução.
Oito dessas câmeras já estavam instaladas, mas estavam fora de operação devido à falta de energia, problema que está sendo resolvido em parceria com a Celesc. As demais são câmeras analíticas, que permitem a observação de dados e imagens, auxiliando na identificação de veículos furtados ou roubados, pessoas em atitude suspeita, prática de ilícitos e busca por desaparecidos.
O secretário de Segurança e Ordem Pública, Evaldo Hoffmann, destacou a importância da iniciativa: “Nós tínhamos câmeras paradas desde 2022, que não estavam sendo utilizadas em prol de Balneário Camboriú. Agora, estamos ativando esses equipamentos gradativamente, transformando-os em ferramentas poderosas de segurança. Com o apoio das câmeras, alcançaremos resultados importantes para a cidade.”
Atualmente, Balneário Camboriú conta com 56 câmeras ativas, número que chegará a 81 após a conclusão da instalação, prevista para o início de abril. Fábio Nunes, diretor da Central de Operações 153, ressaltou que a solução do problema de energia é fundamental para acelerar o processo: “Estamos resolvendo o maior entrave, que era a falta de energia nos pontos de instalação. Com isso resolvido, iremos acelerar a ativação do monitoramento 100% na cidade.”