Dia D da vacinação contra a gripe será neste sábado (13); todas as UBS’s do município estarão abertas das 08h às 17h

Dia D da vacinação contra a gripe será neste sábado (13); todas as UBS’s do município estarão abertas das 08h às 17h

Facebook
Twitter
LinkedIn

A campanha nacional de vacinação contra influenza (gripe) terá um reforço no município de Penha: o dia D da vacinação. O mutirão será neste sábado, dia 13 de abril, com todas as Unidades Básicas de Saúde abertas para atender a população, das 08h às 17h, sem necessidade de agendamento prévio.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, desde o início da campanha – 25 de março – 1386 pessoas dos grupos prioritários foram imunizadas, representando 11,73% da cobertura vacinal do público-alvo.

“O dia D é uma ótima oportunidade para avançarmos ainda mais, tendo em vista que sábado é um dia mais flexível para aqueles que trabalham durante a semana”, pontua a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Jaine Luci Spricigo, destacando que o objetivo da imunização é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes do vírus.

Os grupos prioritários para a campanha são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; trabalhador da saúde; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; quilombola; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.

O objetivo no município é imunizar 12.675 pessoas do grupo prioritário – posteriormente, ainda sem data definida, a vacinação ficará disponível para toda a população. A vacinação segue até o dia 31 de maio.

INFLUENZA

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

A identificação do vírus influenza ocorre durante todo o ano no Brasil, com a dispersão aumentando rapidamente em algumas estações do ano. A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO
Texto, Lyandra Machado, jornalista responsável
Foto: Elinton Padilha
comunica@penha.sc.gov.br
(47) 3345.0200

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress