O Poder Público de Itajaí, Santa Catarina, realizou uma reunião com as vítimas do incêndio que atingiu um conjunto de residências no último sábado (22). O encontro, que contou com a presença do prefeito Robison Coelho, da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), buscou ouvir as demandas das famílias e encontrar soluções dentro das limitações legais.
Como medida emergencial, a Assistência Social garantiu suporte financeiro para alimentação e transporte. Não houve necessidade de abrigamento público, pois todas as vítimas foram acolhidas por amigos e familiares. O incêndio destruiu sete casas e deixou mais de 20 pessoas desabrigadas.
A Secretaria de Assistência Social prestou os primeiros atendimentos ainda no dia do incidente, oferecendo suporte emergencial e acolhimento inicial. “No sábado, quando ficamos sabendo a respeito do incêndio, a Secretaria prontamente se deslocou até o local, fez o cadastramento das famílias e liberou um valor emergencial para que pudessem se alimentar”, explicou um representante da Prefeitura.
Uma das principais alternativas avaliadas é a concessão do Auxílio-Moradia, medida que já está sendo analisada e providenciada pelo Poder Público. “Estamos entrevistando essas pessoas e fazendo seu relatório social para possivelmente enquadrá-las no auxílio-moradia, que consiste em uma ajuda do município para locarem novos imóveis enquanto tentam solucionar definitivamente a questão de suas moradias”, relatou Dante Gervásio, Diretor de Regularização Fundiária da Seduh.
A Gestão Municipal segue acompanhando a situação e estudando medidas para garantir suporte adequado às famílias atingidas pela tragédia.