Selo Obra Mais Segura do SESI certifica a primeira obra em Navegantes

Selo Obra Mais Segura do SESI certifica a primeira obra em Navegantes

Facebook
Twitter
LinkedIn

O primeiro selo em Navegantes do Programa “Obra Mais Segura”, que é desenvolvido pelo SESI e pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil da Foz do Itajaí (Sinduscon), foi entregue nesta segunda-feira (01), para a obra do edifício Marine, localizada na Rua Nicolau, da construtora Amalfi. Indústrias do setor de qualquer porte podem aderir à iniciativa.

As empresas que mantêm de forma contínua as ações de segurança e saúde do trabalhador são certificadas com o selo “Obra Mais Segura”. Para alcançar seus objetivos, o programa conta com a atuação dos “Supervisores Obra Mais Segura”, também conhecidos como Agentes SOMAS. Esses profissionais são capacitados para identificar riscos, orientar seus colegas e promover práticas seguras no canteiro de obras.

“A certificação Obra Mais Segura consolida a preocupação e o compromisso da Amalfi com a melhoria contínua dos seus processos. A busca pelo selo promoveu em cada colaborador o senso de liderança e de responsabilidade, integrando todos os elementos na gestão da obra, principalmente no que diz respeito à segurança, saúde, qualidade e responsabilidade social. A equipe entendeu que todos estes requisitos dependem de cada um, e a certificação é o fruto do trabalho deles”, destaca André Felipe Martins, Técnico de Segurança do Trabalho da Amalfi.

O objetivo central do programa é capacitar trabalhadores para se tornarem Agentes Somas. Através de treinamentos específicos, esses profissionais assumem um papel fundamental na identificação de riscos, na orientação de seus colegas e na promoção de práticas seguras no canteiro de obras. Inspeções periódicas são realizadas nas obras participantes para identificar e avaliar os riscos existentes. A partir dessa análise, são gerados relatórios que recomendam medidas para que a construção atenda às normas de segurança do setor. As obras que atingem a pontuação do regramento recebem o Selo de Certificação Obra Mais Segura, que é afixado ao canteiro.

“Os relatórios gerados nas inspeções servem como um guia para as empresas, orientando-as sobre as medidas necessárias para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e em conformidade com as normas da construção civil”, acrescenta Fernanda Retzem, coordenadora estadual do Programa Obra Mais Segura. O Obra Mais Segura se configura como um programa essencial para a construção de um futuro mais seguro para os trabalhadores da indústria da construção civil.

 

Texto

Luciana Zonta

Relacionados
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter para se manter atualizado.
plugins premium WordPress