Primeira Casa Noturna com o Selo Balada Segura
Na última sexta-feira (7), a Shed Club, localizada na Avenida Atlântica, na Barra Sul de Balneário Camboriú, fez história ao se tornar a primeira casa noturna da cidade a receber o selo Balada Segura. Este selo é um reconhecimento importante que certifica o compromisso da casa noturna com a segurança e o bem-estar dos seus frequentadores, em especial, das mulheres.
Capacitação da Equipe
A equipe da Shed Club recebeu capacitação sobre a Lei 14.786/2023, que estabelece o protocolo ‘Não é Não’, voltado para a proteção e atendimento em casos de violência contra a mulher. Organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMUM), o treinamento contou com a presença da presidente do conselho, Ciça Müller, da delegada Ruth Henn, da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), e do delegado regional Giancarlo Rossini.
Rede de Apoio e Sinal por Ajuda
Durante a capacitação, a equipe da Shed Club foi orientada sobre como proceder no atendimento a possíveis vítimas de assédio ou importunação sexual. Entre as informações repassadas, destacou-se o sinal por ajuda, conhecido mundialmente: a vítima levanta a mão com a palma voltada para fora, dobra o polegar e, em seguida, fecha os outros dedos sobre ele. Este sinal pode ser utilizado para pedir suporte discretamente.
Referência em Apoio às Vítimas
Balneário Camboriú já é referência em sua rede de apoio às vítimas, com a atuação das polícias civil e militar, guarda municipal e programas como o Rede Catarina e Abraço à Mulher, que oferecem apoio psicológico e emocional. Com a certificação do selo Balada Segura, a Shed Club agora faz parte dessa rede, garantindo que seu ambiente é seguro e respeitoso, onde as mulheres serão acolhidas caso sejam vítimas de violência.