Florianópolis, julho de 2025 – O primeiro semestre de 2025 foi marcado por intensa atividade legislativa na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Entre janeiro e julho, foram realizadas 65 sessões ordinárias e 16 extraordinárias, totalizando 81 sessões plenárias. No período, os deputados estaduais analisaram 5.436 matérias, a maioria de autoria parlamentar, mas também com proposições de outros poderes e órgãos, como o Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública.
Do total de matérias analisadas, 163 proposições foram aprovadas, incluindo:
Projetos de Lei Ordinária (PL)
Projetos de Lei Complementar (PLC)
Projetos de Decreto Legislativo (PDL)
Projetos de Resolução (PRS)
Essas proposições tratam de temas variados, com impacto direto na sociedade catarinense.
Comissões e bancadas regionais em ação
As comissões permanentes da Alesc tiveram papel fundamental no semestre, com a realização de 179 reuniões, dedicadas à análise técnica de projetos, deliberação de eventos e discussões sobre pautas regionais. Além disso, foram realizadas:
12 reuniões de frentes e fóruns parlamentares
Encontros promovidos pelas seis bancadas regionais da Casa
Eventos e homenagens no Parlamento
A Alesc também cumpriu seu papel de aproximação com a sociedade por meio de:
37 audiências públicas
22 seminários e simpósios
13 sessões solenes
13 sessões especiais
Essas sessões homenagearam instituições e personalidades catarinenses, fortalecendo o vínculo do Parlamento com diferentes setores da população.
Um dos destaques do semestre foi a realização do programa Alesc Itinerante, que ocorreu nos dias 10 e 11 de junho, em São Miguel do Oeste. A iniciativa levou os trabalhos legislativos ao interior do estado, com deliberações específicas para a região e escuta das demandas locais, em diálogo direto com lideranças e entidades.