O Grupo Fios de Prata, composto por mulheres da melhor idade, sobe ao palco da Noite da Dança nesta terça-feira (23), às 20h, no Teatro Adelaide Konder, Campus Itajaí da Univali. A apresentação integra o 21º Festival Cultural Univali e tem entrada gratuita.
O público poderá conferir a coreografia “Memórias do Tempo”, criação da professora Ana Carla Malheiros Pereira, que estreou neste ano e já rendeu ao grupo importantes conquistas, como o 2º lugar na categoria 60+ no Festival de Dança de Joinville, o mais prestigiado do país.
A coreografia faz parte do projeto “Novos passos, pés de tradição”, aprovado pelo Edital de Chamamento Público 006/2024, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Fundação Cultural e do Município de Itajaí. A iniciativa possibilitou a criação de peças inéditas para o grupo, voltadas a festivais e competições, além de marcar um processo de atualização artística.
“Nossa essência segue a mesma: nos reunirmos, celebrarmos a vida e nos expressarmos por meio da dança. Mas essas novas coreografias trouxeram uma roupagem renovada e revitalização ao grupo”, destaca a presidente Arlete Aparecida Flamia.
Para a professora Ana Carla, que assumiu a direção artística no final de 2024, o trabalho tem se concentrado em ampliar o repertório corporal, estimular a cognição e fortalecer corpo e ritmo das integrantes. “Buscamos criar coreografias harmônicas e respeitosas com seus corpos. ‘Memórias do Tempo’, por exemplo, mostra como elas podem transitar pelo contemporâneo com simplicidade, beleza e sensibilidade”, explica.
Sinopse – Memórias do Tempo
A coreografia celebra a beleza do envelhecer e a força das memórias que moldam nossas vidas. Com movimentos delicados e expressivos inspirados no repertório do corpo que está amadurecendo, a obra cria uma narrativa poética sobre a relação entre corpo e tempo, convidando o público a refletir sobre a experiência acumulada, as memórias e a dignidade que acompanha cada fase da vida.
Conquistas recentes
Neste ano, o Grupo Fios de Prata já participou de diferentes festivais e conquistou classificações de destaque na categoria 60+. Em junho, apresentou-se no Jopef Dance Festival, em Curitiba (PR), alcançando o 3º lugar. No mês seguinte, brilhou no Festival de Dança de Joinville, conquistando o 2º lugar. Já em agosto, participou do 1º Festival de Dança para a Terceira Idade, promovido pela Associação Parafolclórica Angelina Blahobrazoff (APAB), em Florianópolis, e garantiu o 3º lugar.
Próximas apresentações
A agenda do grupo segue intensa nos próximos meses. Entre os dias 17 e 19 de outubro, o Fios de Prata participa do Festival de Dança Arte em Movimento, em Jaraguá do Sul (SC). Logo depois, de 2 a 7 de novembro, o grupo estará presente no Festival de Dança da Terceira Idade de Piratuba (SC), dando continuidade à circulação de suas novas coreografias.
Sobre a Associação Cultural Fios de Prata
A Associação Cultural Fios de Prata reúne dançarinas da melhor idade e equipe de apoio, promovendo arte, convivência e valorização cultural por meio da dança. Reconhecido em festivais dentro e fora de Santa Catarina, o grupo já conquistou diversos prêmios e participa regularmente de eventos como o Festival de Dança de Joinville e a Marejada. Em 2021, comemorou 20 anos de trajetória com o Festival Online Fios de Prata – 20 Anos, transmitido pelo YouTube, revisitando sua história e conquistas.