O governador Jorginho Mello participou nesta segunda-feira (4) da reinauguração do Museu Casa de Brusque, em cerimônia que integrou a programação oficial dos 165 anos de emancipação político-administrativa do município. O evento marcou a abertura da nova exposição de longa duração e a revitalização completa do espaço.
A reestruturação do museu contou com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, que autorizou a captação de R$ 799.758,83 via Programa de Incentivo à Cultura (PIC) para o projeto de Preservação e Difusão do Acervo do Museu Casa de Brusque. A iniciativa inclui a exposição recém-inaugurada e visitas escolares durante o período da mostra.
“O PIC é imposto do ICMS que os senhores pagam, não tem nada de milagre aqui. Estamos tratando de museu, mas um museu que inova, que moderniza, para contar de forma diferente a história de Brusque e dessa região próspera. Todos os projetos recebem apoio de forma independente. O Governo abre mão desse percentual para que seja investido na cultura, que não é despesa, é investimento. Vim aqui para abraçar Brusque pelos seus 165 anos de luta, superação e vitória. Um município que orgulha Santa Catarina”, destacou o governador.
Com a reinauguração, o museu volta a receber visitantes em formato mais moderno e acessível. A nova exposição sobre imigração proporciona uma experiência imersiva sobre a trajetória dos imigrantes, o desenvolvimento econômico local e os costumes que moldaram a região do Vale do Itajaí. O projeto une inovação, interatividade e tecnologias avançadas para enriquecer a visitação.