Na manhã desta terça-feira (23), uma operação conjunta da Prefeitura de Navegantes e da Polícia Militar abordou pessoas em situação de rua em diversos bairros da cidade, incluindo Centro, São Pedro, Meia Praia e Gravatá. A ação contou com a participação de assistentes sociais, fiscais de posturas e representantes do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN).
Durante a operação, a equipe da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social realizou acolhimento e encaminhamento dos casos identificados, enquanto fiscais, IAN e policiais militares atuaram na fiscalização do uso do espaço público, questões ambientais e segurança.
Segundo a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Luciane Bittencout, a iniciativa visa garantir os direitos dessa população: “Oferecemos dignidade, oportunidade e acesso aos serviços da rede pública. Nosso trabalho é certificar de que ninguém seja invisível.”
O diretor do Departamento de Fiscalização da Seplan, Daniel Souza, destacou o caráter preventivo da ação, que será realizada periodicamente em locais que concentram denúncias da população. A operação também está alinhada a medidas de fiscalização de sucateiros, com o objetivo de organizar o comércio de recicláveis, conter o aumento de moradores de rua e reduzir ocorrências de furto de fios elétricos na cidade.
Durante a ação, foi constatado um grande número de móveis e outros objetos utilizados para a criação de abrigos improvisados. A fiscal de posturas Larissa Tavares reforça a necessidade de conscientização da população quanto ao descarte desses materiais, evitando que sejam usados na construção de moradias improvisadas.