A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Governo, Inovação e Orçamento (Segov), iniciou nesta segunda-feira (4) a operação da fábrica de software interna do município. A equipe, composta por seis desenvolvedores e um gerente de projetos na Divisão de Tecnologia da Informação (DTI), será responsável pelo desenvolvimento de sistemas, portais e aplicativos com o objetivo de tornar os serviços públicos mais ágeis e menos burocráticos.
Por meio da Ata de Registro de Preços nº 34/2024 do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, do governo federal, os profissionais foram contratados para atuar, inclusive, em parceria com o Laboratório de Inovação de Balneário Camboriú (LaBC).
As soluções digitais serão elaboradas em conjunto com as secretarias municipais, a partir da identificação das necessidades locais, e a fábrica de software será a responsável pelo desenvolvimento dos projetos.
O uso da Inteligência Artificial (IA) integra o trabalho da equipe da DTI, com o intuito de acelerar processos e automatizar serviços da Prefeitura. A tecnologia estará presente no desenvolvimento dos portais, sistemas e aplicativos.
A prefeita Juliana Pavan destaca que essa iniciativa representa um avanço estratégico para o desenvolvimento tecnológico do município. “O início da nossa fábrica de software interna representa um avanço estratégico para consolidar a tecnologia como base da nova matriz econômica da cidade. Queremos diversificar e modernizar nosso desenvolvimento, criando um ambiente favorável à inovação. Com essa iniciativa, aproximamos a administração pública da população, simplificando processos e tornando os serviços mais ágeis e eficientes”, afirmou.
Entre os primeiros projetos a serem desenvolvidos está o aplicativo Conecta BC, descrito como a “prefeitura no bolso” do cidadão.
“Ali centralizaremos os serviços para acesso do munícipe, sem a necessidade de deslocamento até a prefeitura. Um dos primeiros recursos será a zeladoria da cidade, onde a população poderá reportar problemas como buracos nas ruas ou lâmpadas de postes queimadas”, explicou o diretor da DTI, Murilo Sodré.
Também está entre as prioridades o desenvolvimento de um serviço digital para agendamento de consultas nas unidades de saúde municipais.
Além disso, será criado um ambiente que centralizará todos os sistemas internos para acesso dos servidores públicos, facilitando o uso de módulos focados em serviços digitais e gestão administrativa, complementou Murilo.
A DTI já mapeou diversas necessidades identificadas desde o início da atual gestão. A iniciativa reforça o compromisso do município de Balneário Camboriú com a inovação e a qualidade dos serviços públicos para seus moradores.