A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, fez um balanço da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir) durante o programa Bom Dia, Ministra, realizado nesta terça-feira. O evento, que reuniu mais de 2 mil participantes de diferentes estados em Brasília, marcou a retomada do espaço democrático após sete anos de hiato.
“É um orgulho enorme a gente ter conseguido tirar a Conferência do papel e fazer essa participação social concretamente valer a pena, com quase duas mil pessoas, vários estados e delegações”, afirmou Anielle.
Propostas e avanços
Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a 5ª Conapir consolidou mais de 500 propostas construídas de forma coletiva por movimentos negro, quilombola, cigano, indígena e de povos de terreiro, além de representantes da juventude negra, mulheres e população LGBTQIA+.
Entre as principais demandas, Anielle citou a titulação de territórios quilombolas, a moradia digna, a empregabilidade e o acesso à saúde da população negra. “Esse é um exemplo de como a conferência sistematizou demandas históricas que já vinham sendo discutidas nas caravanas realizadas em todo o país”, explicou.
Desafios e articulação
A ministra ressaltou que a transformação das propostas em políticas públicas depende da articulação federativa. “Para que a política chegue na ponta, a gente precisa dos governadores e prefeitos. Não é sobre onde voto, mas sobre cuidar do povo”, destacou.
Racismo ambiental e COP30
Anielle também relacionou os debates da Conapir às discussões da COP30, ressaltando o impacto das mudanças climáticas sobre populações negras, quilombolas e indígenas. “Muito foi falado sobre racismo ambiental. Esses povos preservam a territorialidade e a cultura ambiental do nosso país e precisam estar no centro das decisões”, disse.
O evento
Organizada pelo Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), a conferência teve etapas municipais, estaduais e digitais, reunindo contribuições da sociedade civil.
O programa Bom Dia, Ministra é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Entre os veículos participantes estiveram rádios e portais de Brasília (DF), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Belém (PA).